Economia Geral Principal

Região Serrana lidera ranking negativo de investimento e Friburgo está em 8º

  • setembro 19, 2025
  • 0

Mesmo com aumento de repasses, municípios da Região Serrana, como Nova Friburgo, não conseguem ampliar investimentos públicos, aponta a Firjan.

Região Serrana lidera ranking negativo de investimento e Friburgo está em 8º

O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) revelou que Nova Friburgo ocupa a 8ª posição entre os piores municípios do Rio de Janeiro em investimento público em 2024. Mesmo com aumento nos repasses federais e estaduais, o município e outras cidades da Região Serrana não conseguiram transformar os recursos em melhorias para a população. O índice de investimentos da região foi o mais baixo do estado, com apenas 0,1921 ponto. Em contrapartida, indicadores como Autonomia e Liquidez apresentaram bons resultados. Municípios vizinhos como São Sebastião do Alto enfrentam situação crítica, comprometendo a receita com pessoal. Já cidades como Teresópolis e Cantagalo demonstraram maior eficiência. A Firjan reforça a necessidade de reformas que estimulem a arrecadação própria e o uso mais eficiente dos recursos públicos.

Baixo investimento público marca o desempenho da Região Serrana do Rio de Janeiro em 2024, segundo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Nova Friburgo aparece na 8ª posição entre os piores desempenhos em investimentos públicos, mesmo com aumento nos repasses federais e estaduais.

Firjan aponta cenário crítico

O estudo analisou as contas de 5.129 municípios brasileiros e mostrou que a Região Serrana obteve apenas 0,1921 ponto no quesito investimentos — o pior índice do estado. Assim sendo, o levantamento revela que os repasses mais robustos em 2024 não se converteram em melhorias nas áreas essenciais para a população.

De acordo com Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, o dado é alarmante: “Chama ainda mais atenção o fato de que esse péssimo resultado foi em momento de conjuntura econômica favorável no país em 2024 e maior repasse de recursos para os municípios. Toda a sociedade precisa acompanhar e cobrar dos gestores maior compromisso com o dinheiro público”.

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade

Indicadores mistos na Região Serrana

Apesar disso, nem todos os indicadores da Região Serrana foram negativos. O IFGF mostrou que o índice de Autonomia chegou a 0,6480 ponto, e o de Liquidez alcançou 0,7778 — o melhor do estado. Ambos demonstram boa capacidade de geração de receita própria e controle das contas públicas.

Além disso, os Gastos com Pessoal ficaram em 0,6660, considerado um nível saudável. No entanto, a dificuldade em aplicar recursos em infraestrutura, saúde, educação e outros serviços essenciais continua sendo o maior obstáculo. Da mesma forma, Nova Friburgo segue com baixo investimento público mesmo em um cenário de maior disponibilidade orçamentária.

Publicidade

Municípios vizinhos também enfrentam desafios

Em seguida, o relatório da Firjan destaca que cidades vizinhas como São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes enfrentam situação ainda mais crítica. Essas prefeituras comprometem mais de 60% da receita apenas com folha de pagamento e aposentadorias, o que infringe a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por outro lado, Petrópolis, Teresópolis e Cantagalo registraram nota máxima no índice de Autonomia, revelando maior eficiência na arrecadação e gestão dos recursos.

Contexto nacional

A nível nacional, o IFGF revelou melhora média no desempenho fiscal das cidades, com nota de 0,6531, indicando situação considerada boa. Entretanto, 36% dos municípios ainda se encontram em níveis críticos ou difíceis, incluindo capitais como Campo Grande e Cuiabá.

Como resultado, a Firjan reforça a urgência de reformas fiscais que incentivem os municípios a melhorar sua arrecadação própria e aplicar recursos com mais eficiência. Baixo investimento público segue sendo o maior desafio em Nova Friburgo e outras cidades da Região Serrana.

Compartilhe: