23°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEEconomiaGeral

Relatório de Transparência Salarial deve ser entregue até sexta-feira

  • fevereiro 24, 2025
  • 0

Empresas devem cumprir prazo para evitar multas e sanções

Relatório de Transparência Salarial deve ser entregue até sexta-feira

Relatório de Transparência Salarial deve ser entregue até sexta-feira

Empresas precisam enviar informações ao Portal Emprega Brasil

Antes de tudo, o prazo para o envio do Relatório de Transparência Salarial termina na próxima sexta-feira (28). Dessa forma, empresas com 100 ou mais funcionários precisam preencher os critérios de remuneração e ações de promoção à diversidade.

Além disso, a entrega deve ser feita pelo Portal Emprega Brasil, na aba dos empregadores. O Ministério do Trabalho e Emprego divulgará os dados no dia 17 de março.

Publicidade
Publicidade
Banner Frionline TV

Informações exigidas no relatório

Para cumprir a legislação, as empresas devem detalhar políticas de contratação de mulheres, incluindo negras, com deficiência, em situação de violência, chefes de domicílio e LGBTQIA+. Além disso, precisam relatar programas de promoção de mulheres a cargos de liderança e iniciativas de apoio ao compartilhamento de responsabilidades familiares.

Publicidade
Publicidade

Dados anteriores mostram desigualdade salarial

Os dados mais recentes, divulgados em setembro do ano passado, revelaram que as mulheres ainda recebem 20,7% a menos do que os homens nas empresas participantes. Dessa forma, a fiscalização se torna essencial para garantir a equidade salarial.

Consequências do não cumprimento da lei

Desde a sanção da Lei da Igualdade Salarial em julho de 2023, empresas com mais de 100 funcionários precisam adotar medidas para garantir a equidade. Assim sendo, o descumprimento do prazo pode gerar multas e sanções mais severas para empregadores que pagam menos às mulheres que ocupam a mesma função que os homens.

Por fim, as empresas têm até o dia 31 de março para divulgar o resultado do relatório em suas plataformas digitais, conforme determina a lei.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru