Compareceram representantes da Prefeitura e comerciantes da rua
Em reunião na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) na manhã da última segunda-feira, 29, representantes da Prefeitura e empresários estabelecidos na Rua Monte Líbano conversaram sobre interdição da via ao tráfego de veículos e detalhes dos eventos que serão realizados no local durante o Carnaval. Os empresários relataram episódios ocorridos no ano passado que geraram problemas para o comércio e apresentaram sugestões para melhorar a organização da festa. O secretário de Turismo, Renan da Silva Alves, o subsecretário da pasta, Ozório Junior Tardin da Silva, e o assessor João Fernandes, da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, se comprometeram a avaliar as demandas.
De antemão, ficou combinado que a Prefeitura começará a montagem de palco e camarim na Monte Líbano na quarta-feira, 07 de fevereiro, por volta das 9h; que os shows na rua acontecerão de sexta-feira, 09, a terça-feira, 13, a partir das 20h30m, sendo o último a partir das 23h30m; e que no período o fechamento para o trânsito se dará às 16h.
O secretário de Turismo revelou que o palco ocupará a extensão da Monte Líbano em frente ao edifício Trade Center, com liberação das calçadas dos dois lados.
De acordo com Renan Alves, assim como em 2023, o palco bloqueará naquele trecho o fluxo dos veículos, que no entanto terão permissão para circular no início e no final da rua enquanto ela estiver aberta. O secretário informou ainda que neste ano o Carnaval de Nova Friburgo contará com número superior de banheiros públicos e 120 seguranças contratados pela Prefeitura para atuar em conjunto com a Polícia Militar.
“A coordenação do Carnaval é bastante complexa, e sabemos que não vamos agradar a todo mundo. Então nos esforçamos para ouvir os setores e reduzir as dificuldades, com estrutura e planejamento. Como um dos lugares da cidade de maior movimento, a Monte Líbano ganha atenção especial. Desde o ano passado, tentamos movimento, a Monte Líbano ganha atenção especial. Desde o ano passado, tentamos instituir horários para encerramento dos shows”, ressaltou.
Entre as propostas dos donos de lojas, bares e restaurantes debatidas na reunião, que o secretário de Turismo se dispôs a analisar, está a instalação de caixas de som espalhadas ao longo da rua, com objetivo de evitar o excesso de barulho numa área concentrada.
O presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende, que cedeu a sede das entidades para o encontro, solicitou aos representantes do governo municipal empenho na comunicação das mudanças e na sinalização de todas as vias que sofrerem alterações em função do Carnaval, para não prejudicar demais a rotina do comércio, dos moradores, e também o deslocamento dos turistas.
“Entendemos a importância do Carnaval para Nova Friburgo. Pedimos, porém, que haja ordenação do trânsito, por exemplo, com placas indicando caminhos alternativos para os motoristas onde as ruas forem interditadas. Não podemos nos esquecer de que profissionais continuam a trabalhar e moradores e turistas precisam se locomover sem transtornos”, destacou Braulio.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.