DESTAQUE Geral Meio Ambiente

Rio ESG Business promoveu conexões sustentáveis em Friburgo

  • outubro 24, 2025
  • 0

Evento reuniu lideranças, empreendedoras e empresários para debater práticas de ESG e impulsionar negócios sustentáveis na Região Serrana.

Rio ESG Business promoveu conexões sustentáveis em Friburgo

Nova Friburgo sediou o evento Rio ESG Business, reunindo cerca de 270 empresários, especialistas e lideranças para discutir práticas sustentáveis e fomentar conexões de negócios. Com apoio do Sebrae Rio, o encontro contou com mesa redonda sobre “Empreendedorismo e ESG Feminino”, destacando cases de sucesso de empreendedoras locais. Além disso, a plataforma “Projeto Crescimento Sustentável” foi apresentada como ferramenta para obtenção do Selo ESG Sebrae. O evento também incluiu uma rodada de negócios com cerca de 30 empreendedores. Organizado pela ACIANF e FACERJ, com promoção da CACB, o Rio ESG Business consolidou Nova Friburgo como referência estadual no debate sobre sustentabilidade e inovação no setor empresarial.

Rio ESG Business promoveu conexões sustentáveis em Friburgo

Rio ESG Business foi o destaque desta quinta-feira (23/10) em Nova Friburgo. O evento, realizado no Nova Friburgo Country Clube, teve como objetivo disseminar práticas inovadoras e conhecimento estratégico na área de ESG — sigla para Ambiental, Social e Governança. A iniciativa foi promovida nacionalmente pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e localmente organizada pela ACIANF e FACERJ, com apoio do Sebrae Rio.

 

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Anúncio Unimed Serrana

Lideranças debatem o futuro sustentável

Em primeiro lugar, a abertura contou com cerca de 270 participantes, entre empresários, especialistas e representantes institucionais. Renato Regazzi, Chefe de Gabinete da Presidência do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio, destacou a importância da sustentabilidade para a liderança da instituição. Ele elogiou a visão de Roosevelt Concy, presidente da ACIANF, por trazer o tema a Friburgo, cidade que, segundo Regazzi, é inteligente, resiliente e pronta para o novo modelo econômico sustentável.

 

Publicidade

Empreendedorismo feminino e práticas ESG

Além disso, a programação incluiu a mesa redonda “Empreendedorismo e ESG Feminino”. Participaram Vanessa Cohen (Sebrae Rio), Andrea Carvalho (Papel Semente e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024) e Denise Figueira (Frimatec). Elas compartilharam experiências sobre como aplicaram o aprendizado da Imersão ESG do Sebrae em seus próprios negócios.

Como ilustração, Andrea Carvalho destacou como a sustentabilidade se tornou eixo central de sua produção, enquanto Denise enfatizou o impacto social gerado por suas ações. Vanessa Cohen aproveitou a ocasião para apresentar a plataforma Projeto Crescimento Sustentável, por meio da qual micro e pequenas empresas podem comprovar práticas alinhadas ao ESG e conquistar o Selo ESG Sebrae.

Rodada de negócios e conexões sustentáveis

Não apenas isso: o evento contou com uma rodada de negócios mediada pelo Sebrae Rio. Participaram cerca de 30 empresários de diferentes setores. Durante a dinâmica, os empreendedores apresentaram suas empresas, trocaram contatos e criaram conexões voltadas a parcerias sustentáveis.

De acordo com Fernanda Gripp, coordenadora regional do Sebrae Rio, o evento reforça que ESG não é exclusividade de grandes corporações. “Sem dúvidas, os micros e pequenos negócios saíram daqui cientes de que ESG é para empresas de todos os portes e muito necessário”, afirmou.

 

Friburgo no centro da pauta ESG

Rio ESG Business consolidou Nova Friburgo como um polo relevante no debate sobre sustentabilidade e inovação empresarial no estado. A troca de experiências e o fortalecimento de redes sustentáveis mostraram que a cidade está conectada com os desafios do futuro.

Publicidade
Compartilhe: