Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar emergência global para a varíola dos macacos, a doença voltou ao destaque no cenário nacional. No estado do Rio de Janeiro, até esta terça-feira, 26, eram 115 casos da Monkeypox, sendo 108 na região metropolitana, 01 na Região dos Lagos, 01 na Noroeste, 01 na Serrana, e 04 casos importados de fora do estado.
Outras 26 ocorrências seguem em investigação e 124 casos suspeitos foram descartados. Em Nova Friburgo, não há nenhum relato de casos suspeitos ou confirmados da doença.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, foram emitidas notas técnicas no sentido de orientar as ações a serem adotadas diante de um caso suspeito, assim como proceder o monitoramento dos pacientes confirmados. Já o governo federal já tem adotado todas as medidas anunciadas pela organização mundial da saúde (oms) já são realizadas pelo brasil desde o início de julho para realizar uma vigilância da doença.
A varíola dos macacos pode ser transmitida através de contato com secreções, pele e objetos de uso pessoal de pessoas infectadas. Os sintomas da doença podem incluir febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), calafrios e exaustão.
Foto: Reprodução/Agência Brasil
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.