20°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUE Economia Geral

Sala do Empreendedor e contadores unem forças em Friburgo

  • março 21, 2025
  • 0

Reunião entre contadores e Prefeitura busca soluções para agilizar atendimentos na Sala do Empreendedor e fortalecer o ambiente de negócios em Nova Friburgo.

Sala do Empreendedor e contadores unem forças em Friburgo

Reunião fortalece atuação da Sala do Empreendedor em Nova Friburgo

Encontro estratégico com contadores marca nova fase do setor

A  manhã desta sexta-feira, 21 de março, foi decisiva para o fortalecimento da Sala do Empreendedor em Nova Friburgo. Realizada na sede da ACIANF, a reunião contou com a presença de contadores e representantes da Prefeitura, reunidos para ouvir demandas, propor soluções e aprimorar o ambiente de negócios no município.

Representando a Sala do Empreendedor  participaram da reunião o Secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, Walter Oliveira , Sérgio Tadeu que é Subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo e assumiu recentemente a pasta  e Thayan Hebert Carestiato, Assessor de Desenvolvimento Econômico da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo e Gestor da Sala do Empreendedor.

Publicidade
Publicidade
Acianf Anuncio

Contadores apontam gargalos e pedem mudanças

Durante o encontro, os profissionais da contabilidade relataram desafios no atendimento ao empreendedor. Entre os principais problemas, destacaram-se a morosidade nos processos, a falta de servidores capacitados, a burocracia excessiva e a demora para abertura de empresas. Além disso, citaram indeferimentos sem justificativas claras, principalmente no Simples Nacional.

Como ilustração da gravidade da situação, alguns empresários estariam buscando abrir empresas em outros municípios, como o Rio de Janeiro, devido à maior agilidade nos serviços.

 

Prefeitura assume compromisso com melhorias

O secretário Walter Oliveira, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico, ouviu atentamente os apontamentos. Segundo ele, a atual gestão desconhecia a dimensão dos entraves. Entretanto, comprometeu-se com melhorias imediatas e propôs encontros quinzenais com os contadores. A próxima reunião já está marcada para 11 de julho.

Além disso, o encontro apresentou a nova gestão da Sala do Empreendedor, que com a reforma administrativa realizada  desde janeiro de 2025, está vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico  — antes era gerida pela Secretaria de Fazenda.

 

Publicidade
Publicidade

Apoio técnico e estímulo ao empreendedorismo

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). O local  é essencial para o município, pois facilita a formalização de pequenos negócios, promove o empreendedorismo local e oferece suporte técnico e capacitações.

 

Para concluir, a Sala do Empreendedor segue sendo peça-chave no apoio à formalização de negócios em Nova Friburgo. Ao abrir diálogo com a classe contábil e demonstrar disposição para resolver os entraves, a Prefeitura reforça seu papel no estímulo à economia local e no fortalecimento do empreendedorismo.

Para saber mais sobre os serviços, acesse o site da Sala do Empreendedor.

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru