23°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
GeralPolíciaPrincipal

Secretaria de Fazenda RJ alerta contra golpes envolvendo IPVA

  • janeiro 24, 2025
  • 0

SEFAZ-RJ alerta para golpes no pagamento do IPVA. Confira como evitar fraudes e realizar a quitação com segurança pelo hotsite oficial.

Secretaria de Fazenda RJ alerta contra  golpes envolvendo IPVA

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) está alertando os proprietários de veículos sobre golpes envolvendo o pagamento do IPVA.

Relatos recebidos pela pasta indicam a atuação de golpistas que criam sites fraudulentos, muitos imitando a identidade visual dos canais oficiais, para realizar cobranças indevidas do imposto.

Publicidade

Os criminosos também atraem vítimas oferecendo descontos acima do permitido por lei, que é de 3% para pagamentos em cota única.

A Sefaz reforça que o único meio oficial para acessar o Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) é o hotsite exclusivo para o IPVA 2025: ipva2025.fazenda.rj.gov.br.

Publicidade
Publicidade

No site, basta informar o número do Renavam para gerar a guia com as opções de pagamento em cota única ou parcelado em três vezes.

A Secretaria também esclarece que não envia boletos ou mensagens por e-mail, SMS, aplicativos ou telefone. A orientação é acessar o endereço oficial diretamente no navegador, evitando buscas que possam redirecionar para páginas falsas.

Para o pagamento por Pix, uma das novidades deste ano, é preciso atenção redobrada. No aplicativo do banco, o contribuinte deve verificar se o CNPJ do destinatário é 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido consta como “SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ”

Publicidade

Desde a liberação da emissão do DARJ, no último dia 8, mais de 3,2 milhões de documentos já foram gerados e cerca de 700 mil pagamentos realizados, sendo 57% via Pix. No hotsite, os contribuintes podem consultar a confirmação dos pagamentos clicando na aba “Consulta de Pagamentos” e informando o Renavam.

A Sefaz recomenda que vítimas de golpes registrem uma ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). Os casos relatados à Secretaria já estão sendo encaminhados à delegacia especializada para auxiliar nas investigações.

Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru