Senado aprova novo marco legal do saneamento básico
- junho 25, 2020
- 0
Em sessão remota nesta quarta-feira, 24, o Senado federal aprovou o PL 4.162/19, que é o novo marco legal do saneamento básico. O projeto aborda proposições sobre o
Em sessão remota nesta quarta-feira, 24, o Senado federal aprovou o PL 4.162/19, que é o novo marco legal do saneamento básico. O projeto aborda proposições sobre o
Em sessão remota nesta quarta-feira, 24, o Senado federal aprovou o PL 4.162/19, que é o novo marco legal do saneamento básico.
O projeto aborda proposições sobre o tema no país como, por exemplo, a extensão dos prazos para encerramento dos lixões a céu aberto. Para capitais, 2021 é o limite, e para pequenos municípios o prazo agora é 2024. Outra medida trata das empresas que oferecem serviços de saneamento, que não poderão mais ser escolhidas por concessão. Agora as companhias estaduais concorrerão com privadas através de licitações.
Com o novo marco, os contratos agora terão de se comprometer com uma meta: até 2033 ter cobertura de 99% de água potável e 90% para coleta e tratamento de esgoto. Segundo o Senado federal, com base em dados de 2017, a população com água tratada chegava à 83,5% apenas, e somente 52,4% tinham coleta de esgoto.
A partir deste projeto, os municípios deverão passar a cobrir outros serviços também de saneamento, como varrição de ruas e limpeza de estrutura de drenagem de água da chuva. Famílias de baixa renda poderão receber um auxílio para cobrir esses custos e obter talvez gratuidade na conexão à redes de esgoto.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.