O objetivo é atender ao aumento da procura de eleitoras e eleitores nos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral, em 8 de maio.
Até o dia oito de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral, eleitoras(es) também podem fazer a biometria em qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) em todo o estado, que funcionam nos dias úteis, das 11h às 17h.
Mas, a partir desta semana, o horário de atendimento foi estendido, das 11h às 19h. Também haverá atendimento na próxima quarta-feira (1º), Dia do Trabalhador, e no sábado 4 de maio, nesses dois dias, das 12h às 17h. O atendimento é feito por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento.
Com a biometria, na hora da votação, a eleitora ou o eleitor será identificado pela urna eletrônica por meio do reconhecimento de sua impressão digital. O sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral. As digitais coletadas garantem que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, afastando a possibilidade de um eleitor se passar por outro na hora de votar.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Cadastro da Biometria em Nova Friburgo
O cadastro da Biometria, não é obrigatório, mas a orientação do Tribunal Regional Eleitoral é que todos os eleitores façam já que o sistema biométrico proporciona maior segurança ao processo eleitoral.
Em Nova Friburgo para fazer o cadastro, você deve se dirigir a um dos Cartórios da cidade na 26 ° zona eleitoral ou na 222°, que funcionam de segunda a sexta-feira das 11h às 17h, no prédio do antigo Fórum, Júlio Vieira Zamith, na praça Getúlio Vargas, número 89. É necessário apresentar comprovante de endereço e documento oficial com foto.
Para saber se é preciso fazer a coleta biométrica, é necessário fazer uma consulta no site do TRE-RJ.
De acordo com o TRE-RJ, a biometria é uma maneira mais segura de realizar a votação. Através deste sistema, fica garantido que cada pessoa seja única no Cadastro Eleitoral, o que inibe tentativas de um eleitor se passar por outro na hora de votar. Contudo, o eleitor que não tenha efetuado o cadastro biométrico, ainda sim, poderá votar normalmente.
Seção eleitoral de fácil acesso
As eleitoras e os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida devem informar a sua condição para poderem votar em uma seção de fácil acesso nas eleições municipais deste ano. Aqueles que já têm a biometria cadastrada podem requerer qualquer serviço de forma 100% on-line, acessando o site do TRE-RJ.
As seções de fácil acesso oferecem infraestrutura adequada às necessidades dos eleitores com deficiência, como rampas de acesso, largura das portas adequada a cadeirantes e banheiros adaptados. Para o eleitor com deficiência visual, é disponibilizado fone de ouvido em todas as seções acessíveis.
Eleitoras e eleitores que tenham a biometria coletada podem requerer todos os serviços on-line, pela plataforma de autoatendimento Título Net.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.