Vacina: Estado envia novas doses e prefeitura anuncia novo grupo de comorbidades para imunização

A Prefeitura de Nova Friburgo, na tarde desta sexta-feira,14, anunciou mais um grupo de comorbidades para a vacinação contra o coronavírus e divulgou as datas para a segunda dose de idosos de 63 e 64 anos. Além disso, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio de seu portal oficial, revelou a entrega de nova remessa das vacinas Oxford/AstraZeneca e CoronaVac para os 92 municípios do RJ.       

O governo municipal ampliou o plano de imunização das pessoas portadoras de comorbidade. Na próxima semana, a vacina AstraZeneca irá imunizar pessoas com obesidade mórbida, ou seja, com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 e idade entre 18 e 59 anos, e portadores de doenças crônicas com idade entre 54 e 59 anos. A imunização acontece na próxima segunda-feira, 17, e terça, 18, das 9h às 15h, no Ginásio Poliesportivo Alberto da Rosa Pinheiro (Conselheiro Paulino), quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria (Olaria), Ginásio Poliesportivo João Antunes Nogueira (Cordoeira) e na Policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune (Centro).

Na segunda-feira, dia 17, a primeira dose também estará disponível das 9h às 12h, nos pontos de vacinação: Centenário, São Lourenço, Campo do Coelho, Conquista, Nova Suíça, Amparo, Riograndina, Terra Nova e Olaria (I, II, III). Já na terça-feira, dia 18, das 9h às 12h,a imunização ocorre em Lumiar, São Pedro da Serra, Vargem Alta, Stucky, Varginha, Mury e Rio Bonito. Em ambos os dias, 17 e 18/05, a ESF/UBS de São Geraldo (5ª Igreja Batista) também oferecerá a vacina, das 9h às 12h.          

Novas doses

O Governo do Estado do Rio informou na manhã de hoje que distribuiu entre ontem e hoje 238.950 doses de vacina contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 54.750 doses de Oxford/AstraZeneca e 184.200 de Coronavac. Essas doses já estão destinadas para grupos e aplicações, como:

CoronaVac: são 20 mil, sendo 10 mil para primeira aplicação e 10 mil para segunda aplicação, são destinadas à imunização de gestantes e puérperas com comorbidades nos 91 municípios, exceto na capital. As outras 164.200 doses de CoronaVac são para aplicação da segunda dose do esquema vacinal que estavam pendentes;

Oxford/AstraZeneca: as vacinas devem ser usadas como segunda aplicação de pessoas de 65 a 69 anos e àqueles que estão com o esquema vacinal pendente.     

Para se vacinar, você deve portar o Cartão do SUS (CNS) e seu CPF. As pessoas com obesidade deverão apresentar documento de comprovação do IMC superior a 40. Para o grupo com comorbidades será necessário apresentar original e cópia de documento comprovando a existência das doenças crônicas previstas, como receita médica, declaração ou laudo de profissional médico que atesta a existência da doença.

Por Luiz Marcelo Iezzi                                                                

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *