Vacinação antirrábica continua em Nova Friburgo; campanha contra febre aftosa é retomada

Acontece até o final desta semana em Nova Friburgo, a campanha de vacinação antirrábica itinerante nas localidades de Stucky, Colonial 61 e Salinas. Até a próxima sexta, 26, agentes do município irão  percorrer casas dos bairros para aplicar o imunizante contra a raiva, ao todo mais  de 23 mil animais domésticos já foram vacinados.

Também no decorrer desta semana, até o fim do mês, acontece a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pelo governo do estado. Nesta fase, todos os bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade devem receber a vacina contra a doença, que é transmitida por um vírus que causa febre e aparecimento de aftas, principalmente na boca e no casco dos animais.

A vacina pode ser comprada pelos produtores e criadores de gado em casas agropecuárias credenciadas pela Defesa Agropecuária Estadual, o imunizante deve ser conservado a uma temperatura entre 2º e 8ºC . A dose é de 2 ml e deve ser aplicada na tábua do pescoço, preferencialmente em um ambiente mais fresco.

Após a vacinação, é necessário realizar a declaração de imunização do animal, isso deve ser feito pelo sistema de integração agropecuária, o siapec3, ou pelo Núcleo de Defesa Agropecuária de Nova Friburgo, pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (22) 2527-5723.

Por Juan Victor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *