Verão e umidade elevam casos de micose na pele
- fevereiro 14, 2025
- 0
Como prevenir e tratar a micose no verão
O calor intenso no verão, portanto, favorece o desenvolvimento da micose na pele, uma infecção que ocorre devido à ação de fungos. Segundo Alexandra Flávia Gazzoni, professora de Biomedicina da Estácio, a combinação de altas temperaturas e umidade, assim, cria condições ideais para que esses microrganismos se proliferem rapidamente.
Os fungos, além disso, se transmitem pelo contato com animais infectados, outras pessoas ou superfícies contaminadas. Além disso, os fungos que já existem na pele se multiplicam mais rapidamente devido à maior produção de suor e oleosidade, o que aumenta o risco de infecção.
As lesões da micose na pele, geralmente, apresentam um formato semelhante a um mapa geográfico, com bordas irregulares, avermelhadas e descamativas. O centro da lesão, por sua vez, costuma ser liso e fino, podendo causar coceira de intensidade variável. Segundo Gazzoni, é essencial reforçar que as micoses de pele são lesões secas e não expurgam, o que facilita o diagnóstico.
Soluções caseiras, geralmente, não possuem comprovação científica e podem agravar o quadro. O tratamento, por outro lado, ocorre por meio de xampus, pomadas, cremes ou loções antifúngicas, sempre sob orientação médica. Em casos mais graves, contudo, o uso de antifúngicos orais pode ser necessário. No entanto, o fluconazol, especificamente, não é indicado para infecções na pele, cabelo ou unhas.
Alguns hábitos, sem dúvida, ajudam a evitar a micose na pele, especialmente durante o verão:
Sempre utilize chinelos ao sair da piscina ou ao frequentar áreas com água parada, pois isso reduz o contato com superfícies contaminadas.
Evite compartilhar utensílios pessoais, como lixas de unha, esmaltes, lâminas de barbear, toalhas ou roupas, já que esses itens podem carregar fungos.
Lave separadamente as roupas de cada pessoa para impedir a disseminação de fungos, garantindo, assim, mais segurança.
Inspecione regularmente animais de estimação para identificar possíveis lesões que possam transmitir a infecção, pois esse cuidado reduz o risco de contágio.
Com medidas preventivas eficazes e tratamento adequado, é possível, portanto, evitar complicações causadas pela micose na pele, garantindo saúde e bem-estar durante o verão.