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Zoom estreia série sobre VLT e o futuro da mobilidade em Friburgo

  • dezembro 10, 2025
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Reportagem especial analisa o VLT como proposta de mobilidade urbana em Nova Friburgo, com base em exemplos nacionais e internacionais.

Zoom estreia série sobre VLT e o futuro da mobilidade em Friburgo

A TV Zoom estreia uma série especial que resgata o debate sobre o VLT em Friburgo como alternativa de mobilidade urbana. A proposta, considerada utópica em 2008, ganha nova força diante dos desafios atuais de transporte, relevo acidentado e crescimento urbano desordenado. A iniciativa da Câmara Técnica de Mobilidade da ACIANF levou representantes friburguenses a conhecerem sistemas de trilhos em cidades como Wuppertal, Freiburg e Rio de Janeiro. Com base nessas experiências, o projeto local prevê 13 km de VLT ligando Olaria a Conselheiro Paulino. Especialistas alertam para a importância de estudos técnicos, impacto ambiental e financiamento responsável. A série da Zoom busca estimular um debate amplo, técnico e participativo. Assim sendo, o VLT em Friburgo deixa de ser apenas uma lembrança e passa a ser considerado uma alternativa viável para o futuro da cidade — com planejamento, participação popular e sustentabilidade.

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Zoom estreia série sobre VLT e o futuro da mobilidade em Nova Friburgo

O VLT em Friburgo volta ao centro do debate público. Desta vez, a proposta ressurge com embasamento técnico, dados atualizados e exemplos concretos. A TV Zoom estreia uma série especial sobre mobilidade urbana, resgatando a ideia dos trilhos como resposta moderna e sustentável aos desafios locais.

Do sonho à discussão concreta

Em 2008, o então candidato Heródoto Bento de Melo propôs a implantação de um trem suspenso sobre o rio. A proposta despertou interesse ao prometer modernização e acessibilidade. No entanto, após sua eleição, o projeto não avançou. Logo depois, um acidente pessoal com o político interrompeu qualquer possibilidade de execução. Apesar disso, muitos moradores mantiveram vivo o desejo por transporte mais eficiente.

Hoje, diante da ineficiência do sistema rodoviário e do crescimento urbano, a cidade volta a olhar para os trilhos. Assim sendo, a série especial da Zoom investiga se esse sonho pode se transformar em realidade.

 

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Geografia desafia a mobilidade urbana

Nova Friburgo possui relevo acidentado, vias estreitas e clima variável. Por isso, o sistema de ônibus enfrenta dificuldades, altos custos e baixa eficiência. Além disso, curvas, aclives e a ocupação urbana dificultam soluções tradicionais.

A Câmara Técnica de Mobilidade da ACIANF, liderada por Antônio Carlos Cordeiro, decidiu buscar referências externas. Para isso, produziu três episódios em vídeo, com visitas técnicas à Alemanha e ao Rio de Janeiro.

Exemplos que inspiram e orientam

Em Wuppertal, um trem suspenso opera há mais de 120 anos sobre o rio. O sistema superou as limitações naturais e funciona até hoje. Por exemplo, ele utiliza o espaço aéreo e evita desapropriações. Já em Freiburg, o VLT cruza o centro histórico, integrando transporte, ciclovias e áreas de lazer. Como resultado, a mobilidade urbana convive com qualidade de vida.

No Brasil, o VLT Carioca interliga metrô, trem, barcas, aeroporto e ônibus. Desde 2016, revitaliza a zona portuária e o centro do Rio. Entretanto, o custo por quilômetro construído alcançou cerca de R$ 42 milhões.

Viabilidade e riscos do VLT em Friburgo

Em Nova Friburgo, estima-se a construção de 13 quilômetros de trilhos, entre Olaria e Conselheiro Paulino. No entanto, especialistas alertam: é preciso estudar a demanda, o traçado e os impactos ambientais. Além disso, qualquer obra deve considerar o rio Bengalas e as encostas de preservação.

Ambientalistas, engenheiros e urbanistas reforçam que projetos assim exigem planejamento profundo. Dessa forma, a proposta precisa considerar não apenas custos, mas também segurança, integração urbana e participação da sociedade.

 

 

 

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