O governo municipal abriu hoje, 27, o cadastro para pessoas com deficiência permanente serem imunizadas contra o coronavírus. O objetivo é mensurar o tamanho desse grupo prioritário para que, desta forma, a prefeitura consiga preparar toda a logística necessária.
Serão considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
- Motora, que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
- Grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;
- Grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos;
- Alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc;
- Pessoas com deficiência psicossocial, que são aquelas que, apesar do tratamento e medicação otimizados, mantêm uma condição de sofrimento de longo prazo que as incapacita a terem uma participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas.
As condições clínicas são variadas e o paciente, para ser vacinado, deve apresentar laudo médico que explicite a deficiência psicossocial.
Para efetuar o cadastro basta clicar aqui e informar dados como o nome completo, CPF, cartão do SUS (CNS), endereço completo e indicação da(s) deficiência(s) permanente(s).
O cadastro será efetuado somente na versão online e fica disponível até o dia 2 de junho.
Por Isabella Chaboudt
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.