A Vigilância Sanitária de Nova Friburgo apreendeu 17 cigarros eletrônicos nas ruas da cidade durante uma fiscalização de repressão à venda e ao uso do item. A operação aconteceu na última sexta, 08, em cumprimento a uma determinação de 2009 da Anvisa, que proíbe a comercialização dos “vapers” no Brasil.
A decisão de proibir o uso dos cigarros eletrônicos no país foi novamente confirmada pela agência, de forma unânime, na última semana. De acordo com a Vigilância Sanitária do município, as fiscalizações devem continuar a pedido da Anvisa.
Segundo o órgão federal, os vapers podem oferecer uma dependência em nicotina ainda maior do que o cigarro. A composição do vapor contém substância derivadas de metais pesados que podem ocasionar câncer, enfisema pulmonar e fibrose pulmonar. Além disso, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) alerta para o risco de intoxicação e também da explosão do aparelho na boca do usuário.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.