Dados divulgados pela Subsecretaria de Estado de Vigilância e Atenção Primária à Saúde indicam que os números de testes positivos para a covid-19 mais que dobraram em todo o estado do Rio de Janeiro, passando de 4% para 11%, em média nos exames de RT/PCR e antígeno. Devido a este cenário, a Secretaria de Estado de Saúde enviou um ofício para todos os municípios orientando sobre a ampliação da testagem para a doença.
Além disso, o governo do estado afirma que a variante ômicron continua sendo a principal em circulação no estado, e reforça que os cuidados como higienização frequente das mãos e superfícies, distanciamento e uso de máscaras devem continuar.
O uso do item de proteção também voltou a ser recomendado em algumas universidades do estado, como a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que orienta o uso em ambientes fechados ou com aglomeração; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), que pede que pessoas com sintomas gripais vistam as máscaras mesmo que tenham um exame com resultado negativo para a covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que observou aumento na procura por exames que detectam a doença no sistema público de saúde, mas que o número de resultados positivos segue baixo quando comparado a demanda por testes. O município ainda ressalta que a testagem segue sendo realizada no laboratório da UBS do Suspiro, às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 15h, e às terças das 10h às 15h. Além disso, a gestão técnica continua com a recomendação do uso de máscaras, sendo, portanto, escolha do cidadão.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.