Criado em 2019, pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), o projeto “Se Preparando para o Mercado de Trabalho” visa a potencializar os talentos friburguenses. Seu surgimento se deu através da observação de insegurança e de falta de experiência nos participantes do banco de talentos da associação, mas que tinham um potencial a ser explorado.
Diante disso, a partir desta terça-feira, 28, a ACIANF passa a promover encontros, na última terça-feira dos meses, em sua sede, na Avenida Alberto Braune, nº 111. A reunião de hoje é às 14h30. Estão aptos a participar todos os que cadastraram seus currículos na plataforma de currículos e realizaram orientação profissional ou elaboração de currículos em eventos como FEPRO e FEVEST. Este link também serve para inscrição e as dúvidas podem ser tiradas com a consultora de Recursos Humanos da ACIANF, Luciana Trigo, pelo telefone (22) 99890-3757.
Para mais, outros fins que se destacam são:
- Orientação em bairros ou pontos estratégicos como Universidades e Escolas;
- Realização de orientação (adaptada) para empresas associadas, por exemplo: postura profissional, o que o mercado tem demandado, mindset digital e suas nuances, atlas comportamental e emocional como vantagem competitiva, entre outros temas a depender da demanda.
Além do auxílio na elaboração dos currículos, constam abordagens de aspectos comportamentais (soft skills) e de capacidade (hard skills), por exemplo:
- Conceitos como interdependência e empreendedorismo;
- O novo normal;
- A chave para recolocação no mercado (conhecimento, habilidades, atitudes, valores e emoção);
- Conhecimento (panoramas regionais, nacionais e internacionais e estímulo à busca individual sobre mercado, plataformas de cursos gratuitas, etc);
- Habilidades: flexibilidade cognitiva; negociação; inteligência emocional; orientação para ‘servir’, capacidade de tomada de decisões, coordenação com os outros, criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e gestão de pessoas;
- Atitudes (A postura que se espera no novo normal, que considera a ética profissional);
- Valores (Você sabe os seus? Você sabe quais são os da empresa que você trabalha ou que você quer trabalhar? Porque os valores são tão importantes?);
- Atlas emocional (A forma como lido com as minhas emoções me favorece no ambiente profissional? O que é inteligência emocional? Como posso me apropriar disso? Quais as técnicas ou ferramentas posso me beneficiar?);
- Auto conhecimento como estratégia (a ferramenta do eneagrama – mapeamento da personalidade das pessoas);
- Currículo (Como elaborar um currículo adequado ao que você está procurando e como se portar em uma entrevista de emprego?
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.