1.300: de acordo com a vereadora Maiara Felício (PT) esse é o número de vagas que faltam atualmente nas creches de Nova Friburgo. A denúncia apresentada à equipe da Zoom também foi debatida durante uma audiência pública realizada na Câmara no último dia 3 de março.
Ainda de acordo com a vereadora, o problema vem se agravando nos últimos anos devido a diversos fatores, entre eles o aumento populacional e a estagnação no número de vagas ofertadas.
Em sua defesa, o governo municipal apontou a criação de mil vagas nas creches municipais, números que segundo a parlamentar não condizem com a realidade. Ela afirma que diversas vagas de tempo integral foram convertidas em meio período, o que supriu parte da demanda, mas também destituiu famílias que já contavam com o serviço para seus filhos e filhas.
Desde 2018, o Ministério Público do estado também move uma ação que resultou em uma liminar que obrigava o governo municipal a alocar 100% da fila de espera em uma unidade escolar até julho de 2020, determinação que, segundo o próprio MP, até hoje não foi cumprida.
Por meio de nota, a prefeitura de Nova Friburgo esclareceu os apontamentos feitos na reportagem e listou um série de ações que vem sendo adotadas para melhoras o serviço. Confira o documento na íntegra:
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.