Agentes da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, realizaram uma operação de combate à extração ilegal de pedras e minério nas regiões de Amparo, em Nova Friburgo, e São José, em Bom Jardim. A ação aconteceu no último dia 5 e as informações foram divulgadas pelos órgãos nesta quarta, 12.
Ao todo, quatro pedreiras foram percorridas pelos agentes. Todas possuíam trabalhadores atuando na extração mineral, mas nenhuma tinha licença para estar funcionando.
Durante a ação, um homem foi conduzido para a delegacia e irá responder por crimes ambientais. O delito prevê ações administrativas no âmbito do estado, e penal conforme a legislação nacional.
Em abril deste ano, as mesmas localidades também foram alvo de uma operação da Polícia Federal, que averiguava a extração ilegal na região, o uso indevido de explosivos e possíveis situações de trabalho análogos à escravidão.
Por: Juan Victor
Foto: Polícia Ambiental
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.