Mais 322 unidades de ensino do Estado receberão turmas em tempo integral, a partir de 2020. O anúncio foi feito pelo próprio governo estadual na manhã de hoje, 29, durante o lançamento do “Escola pra vida”.
O programa fará com que salte de 268 unidades com turmas nesse modelo para 590 escolas. Esse número corresponde a quase metade da rede estadual de ensino, que conta com 1222 instituições.
Em todos os 590 colégio, por meio de uma parceria com a Faetec, será ofertado ensino profissionalizante. Segundo o governo “estes cursos serão voltados à vocação regional, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os alunos”.
De acordo com o Censo 2018, a iniciativa pode fazer com que o Rio de Janeiro pule da 10ª para a 3ª colocação no ranking dos estados brasileiros com maior cobertura percentual de escolas com turmas em tempo integral.
Em nota, a Secretaria estadual de Educação informou que, de acordo com as necessidades locais, essas unidades serão híbridas, com turmas funcionando tanto em tempo integral quanto em horário parcial, para atender a um maior número de alunos. As mudanças estão previstas já para o início do ano letivo do ano que vem e outras parcerias devem ser firmadas para ampliar o trabalho com os alunos.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.