Programa de formação audiovisual da instituição não exige experiência prévia, e vai acontecer em unidades na Região Serrana e na capital, com todas as despesas pagas pelo Sesc. Profissionais experientes do mercado audiovisual ajudarão autores a aprimorarem seus projetos cinematográficos
O Argumenta, programa de formação audiovisual gratuito do Sesc RJ, abriu, na última sexta, 03, as inscrições para a 6ª edição do Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longa-metragem para roteiristas de todo o país.
Este ano também será realizado, pela primeira vez, um laboratório de desenvolvimento de curtas-metragens para roteiristas do estado do Rio de Janeiro, que tenham como proposta desenvolver um projeto original de curta-metragem de ficção. Profissionais experientes do mercado audiovisual vão ajudar os selecionados a aprimorarem seus projetos.
As inscrições para o Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longa-metragem serão realizadas de 3 a 15 de maio, pelo site do Argumenta (sescargumenta.com.br). Para participar do laboratório, os roteiristas devem ser maiores de 18 anos e terem, no máximo, produzido um longa-metragem de ficção, na função de roteirista e/ou diretor. O argumento deve ter de 6 a 11 páginas. Não é necessário experiência prévia no mercado.
O argumento deve ser encaminhado em PDF e não deve conter nome ou quaisquer dados que possam identificar a sua autoria. O argumento deverá ser enviado com capa contendo apenas o título original do argumento. Veja outros detalhes no regulamento disponível no site do Argumenta.
Os nomes dos 10 selecionados serão divulgados no dia 6 de agosto. As atividades do laboratório vão acontecer de 22 a 27 de setembro, nas duas unidades do Sesc em Teresópolis, Região Serrana do Rio. Os custos de transporte aéreo e terrestre, assim como estadia e alimentação, serão arcados pelo Sesc RJ.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Já as inscrições para a 1ª edição do Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curta-metragem, focado em profissionais residentes no estado do Rio de Janeiro, serão realizadas de 21 a 31 de maio, também pelo site do programa. Os nomes dos selecionados neste processo serão divulgados no dia 8 de agosto. As atividades serão realizadas nos dias 12 e 13 de outubro, no Sesc Tijuca, Zona Norte do Rio.
Além dos laboratórios, o Argumenta oferece capacitação e consultoria por meio de masterclasses, palestras, oficinas, sessões de cinema e apresentações artísticas para roteiristas e produtores e seus projetos audiovisuais.
“Durante os laboratórios, os selecionados terão a oportunidade de aprimorar seus projetos com o auxílio de roteiristas experientes do mercado audiovisual. As atividades são conduzidas a partir de uma experiência imersiva, oferecendo ferramentas para o aperfeiçoamento do processo de escrita, apresentando metodologias e estruturas dramatúrgicas que contribuam com as narrativas”, conta Leandro Luz, coordenador e curador do projeto e analista de Audiovisual do Sesc RJ.
Mais sobre o Argumenta
Desde 2018, o Sesc RJ promove o Argumenta, programa que tem como objetivo contribuir com a cadeia produtiva audiovisual, qualificando e facilitando a penetração de projetos de todo o País nesse mercado. Assim, o Sesc contribui com a formação de novos agentes culturais de forma democrática, para a diversificação da oferta de conteúdo qualificado ao mercado cinematográfico.
Argumenta – 2024
Programa de Formação Audiovisual do Sesc RJ
Inscrições e regulamento: sescargumenta.com.br
Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de Longa-metragem
Inscrições via internet: 03 a 15 de maio
Divulgação dos selecionados: 06 de agosto
Realização da atividades: 22 a 27 de setembro, no Sesc Alpina e no Sesc Teresópolis
Laboratório de Desenvolvimento de Roteiros de Curta-metragem
Inscrições via internet: 21 a 31 de maio
Divulgação dos selecionados: 08 de agosto
Realização das atividades: 12 e 13 de outubro, no Sesc Tijuca
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.