MPRJ atua para obter informações sobre riscos de escassez e desabastecimento em Nova Friburgo
- setembro 13, 2024
- 0
Órgão deu o prazo de cinco dias úteis para que as informações sejam repassadas pela Águas de Nova Friburgo
Órgão deu o prazo de cinco dias úteis para que as informações sejam repassadas pela Águas de Nova Friburgo
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Nova Friburgo, requisitou, na última quinta-feira,12 , à Companhia Águas de Nova Friburgo e aos Comitês de Bacia hidrográfica informações sobre a segurança hídrica no município. A Promotoria deseja saber se há risco de racionamento ou desabastecimento de água na região e, caso positivo, em quais áreas e quais as medidas que seriam adotadas pela empresa, como provisão de caminhão-pipa, sistemas de manobras, campanhas educativas, entre outras.
O MPRJ também solicitou informações sobre um possível Plano de Contingência por parte da companhia e se este foi ou poderá ser acionado. É preciso esclarecer se este plano foi aprovado pelo órgão regulador e se está compatível com o Plano Municipal de Saneamento Básico revisado e em vigor. Por fim, o MPRJ também solicitou informações sobre de que forma o plano de contingência está integrado aos Planos de Recursos Hídricos das Regiões Hidrográficas nas quais o município se insere: Rio Dois Rios, das Ostras e Macaé.
.
Os Comitês de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios e Macaé e das Ostras, a partir de integração com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), deverão informar os níveis de vazão atuais nos mananciais de abastecimento utilizados pela concessionária do serviço público de abastecimento.
Para todos esses levantamentos, o MPRJ solicitou que as informações sejam repassadas em um prazo de cinco dias úteis.
A nossa equipe entrou em contato com a Águas de Nova Friburgo para saber uma posição da concessionária sobre o assunto:
”Águas de Nova Friburgo informa que os sistemas de abastecimento da cidade estão operando dentro do esperado para o período. Caso a redução da oferta de água atinja níveis de alerta, a concessionária possui um plano de contingência para garantir o fornecimento de água para a cidade.
Ao longo dos últimos anos, a concessionária investiu na modernização dos sistemas de abastecimento e implantou novas redes de distribuição, com o objetivo de garantir um fornecimento de água seguro e eficiente nos períodos de seca.
A concessionária conta com um Centro de Controle Operacional (CCO), que monitora o sistema 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que os especialistas atuem rapidamente para garantir o fornecimento contínuo.
Em caso de dúvidas ou para informações sobre o abastecimento de água, o cliente pode entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de relacionamento: WhatsApp (21) 97211-8064, Aplicativo Cliente Águas, site www.aguasdenovafriburgo.com.br, ou pelo telefone 0800 757 0422.”
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.