16°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEGeralMeio Ambiente

Meio Ambiente em risco: INEA embarga obras irregulares às margens RJ-130, em Nova Friburgo

  • outubro 28, 2024
  • 0

O Instituto Estadual do Ambiente anunciou, na última semana, uma série de embargos a obras realizadas às margens da RJ-130 (Terê-Fri)

Meio Ambiente em risco: INEA embarga obras irregulares às margens RJ-130, em Nova Friburgo

Na última quinta, 24 , o órgão embargou quatro construções irregulares com licenças sem comprovações de regularidade às marges da rodovia.  Uma escavadeira em operação em um terreno próximo ao bairro de Duas Pedras precisou ser removida do local. Em outra área, nas proximidades da entrada do bairro Cardinot,  foram observadas alterações na calha do rio e marcas deixadas pela máquina na terra, com o Córrego Dantas quase sendo encoberto.Além de a distância mínima de 50 metros do curso do rio não estar sendo respeitada, todas essas atividades ocorriam  em uma área que já havia sido fortemente impactada pela tragédia climática de 2011.

O objetivo é a  proteção ambiental após a identificação de graves irregularidades entre 2021 e o início de 2024. As ações fazem parte de medidas corretivas adotadas pelo órgão, que busca reverter os impactos e assegurar o cumprimento das normas ambientais.

MPRJ cumpriu mandados de busca e apreensão contra investigados por venda de licenças ambientais em Friburgo na última quinta, 24

Onze pessoas são investigadas por supostas vendas de licenças ambientais na cidade. Entre os alvos estão oito servidores do INEA.

Leia a matéria completa aqui.

Através de nota, a nossa equipe foi informada pela assessoria do órgão que ”Para tratar das irregularidades encontradas, o INEA instituiu um Grupo de Trabalho que analisa e revisa todos os processos suspeitos. Em casos que demandam uma nova avaliação, os processos são encaminhados diretamente à sede para tratamento prioritário, reforçando o compromisso da nova gestão em zelar pela transparência e legalidade nas operações. Desde então, servidores envolvidos em possíveis desvios foram afastados, e a corregedoria segue conduzindo investigações rigorosas para apurar responsabilidades”.

Publicidade
Publicidade

Desde março de 2024, a atual gestão do INEA vem atuando em conjunto com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) para reformular estruturalmente a superintendência e a corregedoria do órgão. A reestruturação inclui a substituição completa dos servidores da área por profissionais da casa, que, em cooperação com a Presidência e a Diretoria de Licenciamento Ambiental, asseguram que todos os atos sejam revisados com rigor técnico e transparência”.

 

Publicidade
Publicidade
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *