18°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUEGeral

IPVA 2025: veja quem tem direito à isenção do imposto e como pedir

  • janeiro 7, 2025
  • 0

Benefício inclui veículos antigos, PCDs e agora até elétricos e híbridos; saiba como consultar sua situação.

IPVA 2025: veja quem tem direito à isenção do imposto e como pedir

Quem é proprietário de veículo sabe que todos os anos precisa pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O valor muda de acordo com a data de fabricação, o tipo do veículo, e o estado onde o proprietário mora, e é calculado sobre o valor venal seguindo a Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Mas há casos em que é concedida a isenção do tributo e o proprietário não precisa arcar com este custo. A depender da regra de cada estado, veículos com mais de 10, 15 ou 20 anos de fabricação não pagam o IPVA. Quem tem veículos como forma de trabalho, como taxistas, ou pessoas portadoras de deficiência física e intelectual, moderada a grave, também têm direito à isenção do pagamento.

Publicidade

Estas isenções são uma forma de conceder benefícios para algumas classes de trabalhadores ou de grupos sociais. Recentemente, outra categoria entrou na lista dos isentos e alguns estados passaram a anular o tributo para veículos elétricos e híbridos, uma tentativa de estimular a venda e diminuir a poluição causada pela queima dos combustíveis fósseis.

No Rio de Janeiro, a isenção vale para veículos com 15 anos ou mais de fabricação. O estado também concede o benefício para quem é PCD ou trabalha com o carro. Veículos movidos exclusivamente a energia elétrica têm imposto reduzido, de 0,5% do seu valor venal conforme a Tabela Fipe.

Para saber se seu veículo é isento, basta acessar o portal da  Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro e procurar as informações sobre o IPVA com os dados do Renavam e a placa do veículo.

Publicidade

Você também pode gostar:

Calendário do IPVA 2025 no RJ é divulgado: veja prazos e descontos
DESTAQUEGeral

Calendário do IPVA 2025 no RJ é divulgado: veja prazos

Contribuintes podem pagar à vista com 3% de desconto ou parcelar em até três vezes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

kimryadm.ru
kortkeros.ru