19°C
Nova Friburgo, RJ
BAIXE NOSSO APP
DESTAQUE Geral

Feriados movimentam RJ-116 com 210 mil veículos e 10 acidentes

  • abril 24, 2025
  • 0

Rodovia que liga Itaboraí a Macuco, passando por Nova Friburgo, teve alto fluxo, chuva intensa e obra emergencial no feriado de São Jorge.

Feriados movimentam RJ-116 com 210 mil veículos e 10 acidentes

Durante os feriados da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge, a RJ-116 registrou intenso movimento, com cerca de 210 mil veículos circulando entre os dias 17 e 23 de abril. Apesar das chuvas fortes nos dias 20 e 21, que causaram a maioria dos 10 acidentes (com três vítimas e nenhuma morte), a operação foi considerada segura. No feriado de São Jorge, uma obra emergencial de drenagem no km 48 foi concluída antes do previsto, reduzindo o impacto no tráfego. A Concessionária Rota 116 destacou que todas as ações visam reforçar a segurança dos motoristas, especialmente em períodos de alta circulação.

Feriados na RJ-116: tráfego intenso, acidentes e ação rápida

A Concessionária Rota 116 S/A divulgou o balanço do movimento registrado entre os dias 17 e 23 de abril, período que incluiu os feriados da Semana Santa, Tiradentes e São Jorge. Durante esse intervalo, Feriados na RJ-116 movimentaram aproximadamente 210 mil veículos, que trafegaram pelos 140 quilômetros da rodovia, passando por Itaboraí, Nova Friburgo e Macuco.

Além do grande volume de tráfego, a concessionária registrou 10 acidentes com três vítimas, nenhuma fatal. Portanto, mesmo com a movimentação intensa, o saldo foi considerado positivo.

Publicidade
Publicidade

Chuva causa acidentes, mas protocolos evitam tragédias

Por causa das chuvas intensas, os dias 20 e 21 concentraram a maior parte das ocorrências. Como consequência do tempo instável, a pista ficou escorregadia, o que levou à saída de veículos em vários trechos.

Ao todo, oito dos dez acidentes aconteceram nesses dois dias. Ainda assim, não houve registro de mortes. Dessa forma, os sistemas de segurança e o monitoramento constante contribuíram para a prevenção de tragédias.

Obra emergencial agilizada no feriado de São Jorge

Enquanto isso, no dia 23 de abril, feriado de São Jorge, a concessionária realizou uma obra emergencial no km 48 da RJ-116, em Cachoeiras de Macacu. A ação teve como objetivo restaurar a rede de drenagem próxima à Praça de Pedágio de Boca do Mato.

Para organizar o tráfego durante a intervenção, a equipe aplicou o sistema de Pare e Siga. Ainda que houvesse movimentação intensa, o impacto foi mínimo. Inicialmente prevista para terminar às 16h, a obra foi finalizada às 14h30. Assim sendo, a liberação antecipada da pista ajudou a manter o fluxo seguro.

Concessionária reforça ações e garante segurança

Além das medidas emergenciais, a Rota 116 reforçou o compromisso com a segurança viária. Conforme explicou o superintendente Edyano Bittencourt, todas as ações fazem parte de um plano contínuo de melhorias.

“Todas as nossas ações têm como objetivo garantir mais tranquilidade e proteção aos motoristas que circulam pela RJ-116, especialmente em períodos de maior movimentação, como este superferiado”, afirmou.

Publicidade

Atuação preventiva reduz riscos nos feriados

Por fim, mesmo com as chuvas e o aumento expressivo de veículos na estrada, Feriados na RJ-116 terminaram sem vítimas fatais. Como resultado, a atuação rápida, preventiva e coordenada da concessionária evitou que os acidentes tivessem consequências mais graves.

A soma entre planejamento, execução técnica e resposta imediata fez a diferença para garantir a segurança dos usuários da rodovia.

Publicidade
Compartilhe:
kimryadm.ru
kortkeros.ru