O calendário 2020 de imunização contra a febre aftosa será mantido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com isso, a primeira etapa da Campanha em Nova Friburgo segue até o dia 31 de maio.
Devem ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades. Os produtores devem adquirir a vacina em lojas credenciadas (Drogaria Globo, Comercial Friburguense e Casa do Adubo) e utilizar caixas de isopor com gelo para transportá-las.
A campanha de vacinação, que é realizada anualmente, deve ser mantida para garantir o reconhecimento de que o gado criado, em diferentes estados, está em áreas livres de febre aftosa conforme estabelece a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Isso permite a exportação da produção nacional de carne.
Para evitar a disseminação do novo coronavírus, algumas medidas alteraram os procedimentos de comprovação da imunização dos rebanhos para preservar a saúde dos produtores rurais, como a digitalização ou através de foto. Assim, o pecuarista deve mandar a declaração e da nota fiscal e enviar para [email protected] ou para o Whatsapp (22) 99926-6006, contatos da Secretaria Municipal de Agricultura.
A documentação também pode ser entregue na sede da secretaria durante o mês de junho.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.