DESTAQUE Geral Saúde

Audiência pública realizada ontem, 29/9, defende terceirização da UPA de Conselheiro Paulino

  • setembro 30, 2025
  • 0

Estudo técnico apresentado em 29/9 mostra que terceirização da UPA é mais econômica e eficiente que gestão direta em Nova Friburgo

Audiência pública realizada ontem, 29/9, defende terceirização da UPA de Conselheiro Paulino

A Prefeitura de Nova Friburgo realizou na última segunda-feira, (29/9), uma audiência pública para apresentar o estudo que avaliou os modelos de gestão da UPA de Conselheiro Paulino. O documento técnico concluiu que a terceirização da unidade, por meio de uma Organização Social (OS), continua sendo a opção mais vantajosa para o município. Segundo o levantamento, a administração direta custaria 15,9% a mais, o que representaria um gasto adicional de quase R$ 2,9 milhões. O estudo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde em 23/9 e apresentado ontem pela Secretaria de Saúde. Com isso, será lançado um novo edital para contratação de uma OS, já que o contrato com a atual gestora, Viva Rio, vai até novembro de 2025. A audiência teve como objetivo garantir a transparência e mostrar à população os dados que fundamentam a decisão.

Audiência pública realizada ontem, 29/9, defende terceirização da UPA de Conselheiro Paulino

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo realizou, na manhã da última segunda-feira, 29 de setembro, uma audiência pública para apresentar o estudo de viabilidade econômico-financeira da gestão da UPA de Conselheiro Paulino. O objetivo foi detalhar à população os motivos técnicos que sustentam a manutenção da gestão terceirizada.

O estudo, elaborado em cumprimento às normas do Tribunal de Contas e da legislação municipal, concluiu que a gestão por Organização Social (OS) — modelo adotado desde 2014 — continua sendo mais vantajosa do que a administração direta pelo município.

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade

Eficiência e economia com terceirização

De acordo com os dados apresentados, a administração direta geraria um custo 15,9% maior, o que representaria um impacto adicional de R$ 2.863.125,66 aos cofres públicos. Assim sendo, a terceirização é considerada mais eficiente, garante melhor qualidade assistencial e apresenta um custo-benefício superior.

O estudo já havia sido aprovado previamente em 23/9, durante uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde. A audiência de ontem foi realizada para garantir transparência no processo e permitir que a sociedade compreendesse os fundamentos técnicos e financeiros da decisão.

Publicidade

Novo chamamento público será publicado

Como resultado da conclusão do estudo, será aberto um novo edital de chamamento público para contratar a próxima Organização Social responsável pela unidade. O valor da contratação será divulgado no documento oficial.

Atualmente, a gestão da UPA está a cargo da OS Viva Rio, cujo contrato foi prorrogado em caráter excepcional até 17 de novembro de 2025.

Participação popular e institucional

O encontro foi conduzido pelo secretário municipal de Saúde, Gabriel Wenderroschy, e pelo subsecretário Leslie Moura, com presença de vereadores, imprensa local e membros da comunidade.

Para concluir, a audiência pública realizada em 29/9 reafirma o compromisso da Prefeitura com a gestão eficiente da saúde pública, e fortalece a opção pela terceirização da UPA de Conselheiro Paulino como modelo mais vantajoso para Nova Friburgo.

Publicidade
Compartilhe: