DESTAQUE Economia Geral

Comércio friburguense pode abrir até 22h no mês de dezembro

  • novembro 27, 2025
  • 0

Lojas poderão funcionar até 22h em dias úteis e domingos; medida é facultativa, mas exige adesão à convenção coletiva do comércio

Comércio friburguense pode abrir até 22h no mês de dezembro

O comércio de Nova Friburgo e região poderá funcionar em horário estendido durante o mês de dezembro, com objetivo de aquecer as vendas de fim de ano. A medida é resultado de acordo entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio, permitindo o funcionamento até 22h, inclusive em alguns domingos e segundas-feiras. Para aderir, os lojistas devem assinar termo de adesão à convenção coletiva. O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, acredita que a ação trará benefícios tanto para empresários quanto consumidores, aproveitando o aumento no poder de compra típico do período natalino. Além disso, ofícios foram enviados ao 11º BPM e à 151ª DP pedindo reforço no policiamento. A medida visa garantir segurança à população e aos comerciantes diante do aumento de circulação e compras. Municípios vizinhos também seguem a mesma convenção.

Horário especial exige termo de adesão à convenção coletiva

Horário estendido comércio é uma das medidas adotadas para estimular as vendas de fim de ano em Nova Friburgo e municípios da região. A partir de 1º de dezembro, os lojistas poderão manter as portas abertas até mais tarde, conforme estabelecido em acordo entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Para participar, é necessário assinar o termo de adesão à convenção coletiva, que regulamenta a jornada estendida.

 

 

 

Publicidade

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Publicidade

Funcionamento em horários ampliados

Em primeiro lugar, o acordo permite o funcionamento das lojas até 21h de 1º a 10 de dezembro e até 22h entre os dias 11 e 24. Além disso, haverá autorização para abertura até as 22h nos domingos 7, 14 e 21. Nos dias 8, 15 e 22, que são segundas-feiras, o expediente poderá começar às 9h — o que rompe com a prática habitual da Semana Inglesa, em que as lojas iniciam as atividades apenas às 13h.

 


 

Publicidade

Expectativa de crescimento nas vendas

De acordo com Braulio Rezende, presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a medida é facultativa, mas a expectativa é de forte adesão. Segundo ele, dezembro costuma ser um mês de maior movimento nas lojas, impulsionado por tradições como a troca de presentes e o recebimento do 13º salário pelos trabalhadores.

“Em dezembro, as pessoas compram mais. Presentes para a família, amigo oculto, e até produtos pessoais. O consumo aumenta, e a expectativa é de crescimento nas vendas em comparação aos meses anteriores”, afirma Braulio.

 

Publicidade

Termo de adesão e proteção ao trabalhador

Para aderir ao novo horário, as empresas devem autenticar um termo de adesão único, válido durante todo o período. Segundo Braulio Rezende, esse documento garante o compromisso dos empresários com os direitos dos empregados.

“O termo regulamenta a abertura em datas e horários especiais e reitera as normas da convenção coletiva, que protege os comerciários. A decisão de estender o expediente é dos empresários, mas sempre respeitando o acordo firmado”, destaca.

 

Municípios que seguem o mesmo acordo

O acordo firmado vale não apenas para Nova Friburgo, mas também para Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro. Todos estão sob a jurisdição do Sincomércio e seguem as mesmas regras estabelecidas na convenção coletiva.

Reforço na segurança durante o mês de dezembro

Além disso, Braulio Rezende enviou ofícios ao 11º Batalhão da Polícia Militar e à 151ª Delegacia de Polícia Civil solicitando policiamento ostensivo nas ruas. A medida visa garantir segurança para lojistas e consumidores durante o mês, especialmente com o aumento de circulação e dinheiro em espécie.

Ele ressaltou que o apoio da PM e da Polícia Civil será essencial diante do grande fluxo de pessoas nas áreas comerciais e bancárias, o que pode atrair a ação de criminosos.

“Estamos certos de que, mais uma vez, contaremos com o apoio do 11º BPM e da 151ª DP para garantir tranquilidade ao comércio e à população de Nova Friburgo”, finaliza Braulio.

Horário estendido comércio será, portanto, uma das principais apostas para alavancar as vendas de fim de ano e atender à demanda crescente dos consumidores na cidade e região.

 

Compartilhe: