DESTAQUE Geral Utilidade Pública

Alerta do TRE-RJ: faltam 83 dias para biometria

  • fevereiro 12, 2026
  • 0

Mais de 2,5 milhões de pessoas precisam comparecer à Justiça Eleitoral até 6 de maio para cadastrar digitais e evitar pendências no cadastro.

Alerta do TRE-RJ: faltam 83 dias para biometria

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro alerta que faltam 84 dias para que cerca de 2,5 milhões de eleitores regularizem a biometria eleitoral. O prazo termina em 6 de maio e exige comparecimento presencial nas Zonas Eleitorais ou Centrais de Atendimento. Após essa data, serviços como emissão da primeira via do título, transferência de domicílio e atualização cadastral ficarão indisponíveis. A biometria também garante acesso ampliado aos serviços digitais do Governo Federal, como assinatura eletrônica e prova de vida do INSS. O TRE-RJ recomenda que os eleitores não deixem para a última hora, já que a procura tende a aumentar nas semanas finais do prazo.

Publicidade
Publicidade
Acianf Anuncio

Prazo final termina em 6 de maio

O alerta do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro chama atenção: faltam 83 dias para que cerca de 2,5 milhões de eleitoras e eleitores regularizem a biometria eleitoral no estado. O prazo termina em 6 de maio e exige comparecimento presencial.

O atendimento ocorre nas Zonas Eleitorais e nas Centrais de Atendimento ao Eleitor, das 11h às 19h. Não há necessidade de agendamento prévio.

No entanto, quem deixar para a última hora pode enfrentar filas. Portanto, a recomendação é procurar atendimento o quanto antes.

Risco de filas na reta final

O TRE-RJ alerta que períodos como Carnaval e Semana Santa reduzem os dias úteis de atendimento. Por isso, a procura tende a se intensificar nas semanas finais.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Claudio de Mello Tavares, destaca que o prazo pode parecer suficiente. Entretanto, segundo ele, o volume de eleitores ainda pendentes exige atenção imediata.

Consequentemente, quem se antecipar evita transtornos e garante atendimento mais rápido.

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Publicidade

Serviços ficam indisponíveis após o prazo

Após 6 de maio, o eleitor não poderá solicitar emissão da primeira via do título, transferência de domicílio eleitoral, troca de local de votação ou atualização cadastral.

Pendências podem impedir a regularização eleitoral para as próximas eleições. Como resultado, o cidadão pode enfrentar restrições administrativas.

Dessa forma, a Justiça Eleitoral reforça a importância da regularização dentro do prazo estabelecido.

Benefícios da biometria eleitoral

A biometria eleitoral oferece mais segurança na identificação do eleitor. Além disso, assegura o selo ouro na plataforma Gov.br, ampliando o acesso a serviços digitais federais.

Como resultado, o cidadão pode utilizar assinatura eletrônica com validade jurídica, acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda e realizar prova de vida para o Instituto Nacional do Seguro Social.

Assim sendo, o procedimento facilita o acesso a diversos serviços públicos digitais.

Consulta pode ser feita online

Para saber se já possui biometria cadastrada, o eleitor deve consultar o site oficial do TRE-RJ. A verificação ocorre pelo número do título ou CPF.

Quem já estiver regular pode solicitar outros serviços de forma totalmente online. Apenas a coleta das digitais exige comparecimento presencial.

Para mais informações, o atendimento telefônico funciona pelo número (21) 3436-9000.

Jovens também devem ficar atentos

A Justiça Eleitoral incentiva o alistamento de adolescentes. Jovens a partir de 15 anos podem solicitar o título.

Entretanto, para votar em 2026, precisam completar 16 anos até 4 de outubro.

Faltam 83 dias para que milhões de eleitores regularizem a biometria eleitoral e evitem restrições junto ao TRE-RJ.

Fontes e Links

 

Publicidade
Compartilhe: