Agências do INSS em Nova Friburgo abrem apenas para serviços de Exigência Expressa

A partir de hoje, 11, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início a retomada gradual do atendimento presencial na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Inicialmente, as agências de Nova Friburgo serão reabertas apenas para serviços de Exigência Expressa.

Para o atendimento deste serviço, o segurador deverá realizar o agendamento pelo aplicativo/site “Meu INSS”, ou pelo telefone 135. Pessoas sem agendamento não serão atendidas nas unidades, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial agora, continuam disponíveis pelos canais remotos.

Perícia por teleatendimento

De 16 de novembro a 31 de janeiro de 2021, os atendimentos da experiência piloto de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut) serão realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O protocolo da experiência piloto foi aprimorado para dar segurança ao ato dos peritos médicos federais, que ficam autorizados a fazer os procedimentos usando telemedicina durante o período de pandemia, cumprindo à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Juntamente com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o INSS, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho, reuniões serão promovidas para ajustar o protocolo e dar cumprimento à decisão do tribunal.

Houve um consenso entre os órgãos sobre a necessidade de se promover ajustes no protocolo formalizado pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal e INSS no dia 7 de outubro, no que diz respeito à atuação do médico do trabalho. A versão atualizada do protocolo já foi apresentada ao TCU.

As entidades também trabalharão no roteiro de procedimentos observando a operacionalização da Pmut (Perícias Médicas com Uso da Telemedicina), como o modelo de relatório médico para encaminhamento do trabalhador que será a ela submetido, a ser elaborado pelo médico do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *