Anvisa aprova registro de primeiro autoteste para Covid-19

Foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ontem, 17, o primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil. O produto registrado pela Agência é o Nóvel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno, da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos Ltda.

O autoteste será realizado por meio de um swab nasal não profundo e o resultado poderá ser revelado após 15 minutos. Por se tratar de um teste onde o indivíduo poderá fazê-lo, sem auxílio profissional, é necessário uma série de pré-requisitos analisados pela Anvisa, como, forma de usar e gerenciamento de risco, garantindo aos usuários mais segurança para o uso do produto.

O produto passou por testes da agência onde obteve bom desempenho e aprovação do Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS), que é estabelecido pelo Plano Nacional de Expansão de Testagem (PNE), do Ministério da Saúde.

É importante ressaltar que os testes só poderão ser vendidos pelos estabelecimentos que tenham autorização dos órgãos sanitários para comercialização. Além disso, a disponibilidades desse autoteste no mercado vai depender da empresa registrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.