DESTAQUE Economia Geral

Aposentadoria-2026: novas regras afetam trabalhadores de Friburgo

  • janeiro 2, 2026
  • 0

Mudanças na aposentadoria em 2026 alteram idade e pontuação. Veja como as novas regras do INSS afetam trabalhadores de Friburgo.

Aposentadoria-2026: novas regras afetam trabalhadores de Friburgo

As regras da aposentadoria mudam novamente em 2026, seguindo o cronograma automático da reforma da Previdência. As alterações atingem trabalhadores por tempo de contribuição, idade e professores, com aumento gradual da pontuação e da idade mínima. Em Nova Friburgo, segurados devem redobrar a atenção para evitar atrasos no benefício. O INSS disponibiliza simulações digitais que ajudam no planejamento. Regras de pedágio já foram encerradas e não se aplicam mais. Entender as exigências atualizadas é essencial para tomar decisões seguras e evitar surpresas no momento da aposentadoria.

Publicidade
Publicidade

que muda na aposentadoria em 2026

Antes de tudo, quem está perto de se aposentar deve redobrar a atenção. A Aposentadoria 2026 entra em nova fase com regras automáticas previstas pela reforma da Previdência. Essas mudanças afetam diretamente trabalhadores de Nova Friburgo.

Em primeiro lugar, as alterações atingem aposentadorias por tempo de contribuição, idade e professores. Além disso, os critérios avançam de forma gradual, exigindo planejamento.

Tempo de contribuição tem novas exigências

Para começar, a regra de pontos foi atualizada. Mulheres precisam atingir 93 pontos, enquanto homens devem somar 103 pontos. A pontuação considera idade e tempo de contribuição.

Além disso, servidores públicos seguem a mesma lógica. No entanto, precisam cumprir idade mínima, tempo no serviço público e permanência no cargo. Por isso, muitos trabalhadores precisam revisar seus planos.

Na segunda regra de transição, a idade mínima passou para 59 anos e meio para mulheres e 64 anos e meio para homens. Consequentemente, esse limite sobe seis meses por ano até 2031.

Professores também sentem os impactos

Da mesma forma, professores seguem regra própria. Mulheres podem se aposentar aos 54 anos e meio, enquanto homens precisam de 59 anos e meio. Além disso, o tempo mínimo continua em 25 anos para mulheres e 30 para homens. Entretanto, professores estaduais e de grandes municípios seguem regimes próprios.

QUER SABER MAIS NOTÍCIAS SOBRE NOVA FRIBURGO E REGIÃO?
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP

Publicidade
Publicidade

Aposentadoria por idade segue em vigor

Desde 2023, a regra por idade está totalmente válida. Homens precisam de 65 anos e mulheres de 62 anos.

Por outro lado, o tempo mínimo de contribuição segue em 15 anos. Assim sendo, essa modalidade atende trabalhadores com menor histórico contributivo.

Simulações ajudam no planejamento

Atualmente, o segurado pode simular a aposentadoria pelo site ou aplicativo do INSS.

Por exemplo, o sistema mostra idade, tempo de contribuição e quanto falta para se aposentar. Logo depois, é possível baixar o relatório em PDF.

Regras de pedágio já não valem

Em síntese, regras como o pedágio de 50% e 100% já foram totalmente cumpridas. Portanto, não se aplicam a novos pedidos em 2026.

Para concluir, entender a Aposentadoria 2026 é essencial para evitar atrasos e tomar decisões seguras.

POR: Agência Brasil

Publicidade
Compartilhe: