Audiência pública na ALERJ vai debater sobre o Mapa do Turismo 2019


A atualização dos municípios brasileiros que vão fazer parte do novo Mapa do Turismo começou. O Ministério do Turismo abriu o prazo no último dia 1º de abril para cadastramento, edição ou inserção de documentos exigidos pela Portaria nº 192/2018. A data limite é o dia 30 de julho.

O objetivo da atualização é promover o turismo de forma regional e descentralizada, além de fazer parte da estratégia de estruturação do setor no país. Porém, diversos municípios podem ficar de fora dessa lista por não cumprirem os requisitos necessários estabelecidos pelo Ministério.

Por isso, a Comissão de Turismo da ALERJ vai realizar uma audiência pública para debater o assunto com todos os secretários municipais de turismo do estado do Rio. A reunião, prevista para o início de maio, vai contar ainda com representantes de entidades voltadas ao setor em toda a região.

O pedido da audiência foi feito pelo presidente do Fórum Estadual de Secretários de Turismo, Léo Anderson. Em entrevista ao portal da Rota Rio, Anderson disse que cidades do Rio não podem ficar de fora do novo mapa, já que a capital do estado é a porta de entrada desses turistas. “Município e interior fortes, estado forte.”

Em maio de 2018, o Governo Federal informou, na área de turismo de seu site oficial, que o Rio de Janeiro foi a cidade do Brasil mais visitada por turistas estrangeiros nos últimos anos.

Paula Winter

Paula é jornalista, apresentadora e editora-chefe do ZoomTV Jornal. Formada pela Universidade Estácio de Sá, trabalha há 10 anos na área. Já produziu o Programa Atual, exibido pelo SBT para 50 cidades do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta