Aulas presenciais no estado do Rio podem voltar no próximo mês

Na noite de ontem, 19, em edição extra do Diário Oficial, o Governo do Rio de Janeiro estabeleceu que as aulas presenciais nas redes de ensino privadas e públicas poderão retornar ainda este ano. Para a rede privada a volta é prevista para o dia 14 de setembro, e para a pública, a previsão de retorno é o dia 5 de outubro.

Tanto escolas quanto instituições de ensino superior entraram nesse decreto e ambas só poderão abrigar 1/3 de sua capacidade total. Profissionais que se enquadram no grupo de risco não precisarão voltar a trabalhar de imediato.

Essa medida vale apenas para regiões que permaneçam em baixo risco de contaminação pela Covid-19 por, no mínimo, duas semanas seguidas antes da data prevista para a abertura. Cada cidade tem autonomia pra decidir se vai ou não aderir ao novo decreto e autorizar a volta às aulas.

O governo estadual estuda a métrica de bandeiras de uma forma parecida com a que está em vigor em Nova Friburgo. De acordo com a semana epidemiológica do Estado, as cidades da região serrana estão se mantendo em risco baixo para Covid-19 por seis semanas seguidas, com o status de bandeira amarela. Segundo o Estado, nessa região o coronavírus apresenta índices decrescentes. O cálculo divulgado foi analisado do dia 26 de julho ao dia 1 de agosto.

Por: Bárbara Figueiredo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *