O local que deveria servir para o debate sadio em favor de melhorias para Nova Friburgo foi palco de um pequeno “barraco”. Parlamentares de situação e oposição trocaram ofensas e acusações durante uma sessão no plenário da Câmara dos Vereadores na noite da última quinta, 21.
A discussão começou quando o vereador Maicon Queiroz (PSC), ao usar seu tempo livre na tribuna, insinuou que parlamentares pró-governo teriam trocado seu apoio à municipalidade por favores e vantagens.
“Daqui a pouco vai ter vereador que vai subir aqui.. pra dizer que eu “tô” errado, que a gente fala contra o prefeito… mas quando ele tava querendo um cargo, nomeação e vantagem, ‘sentava o pau’ no prefeito” – disse o parlamentar.
Em seguida, Ângelo Gaguinho, que é da base do governo na Câmara, respondeu.
“Eles falam que o vereador negociou, que ‘tá’ levando vantagem. Eu, quando sentei com o prefeito, negociei obras para o meu bairro, melhorias para o meu bairro… agora eles, quando foram conversar com o prefeito, eles negociaram o quê? Coisas pra eles, não “pra” comunidade… Aí sobe na ‘cara grande’ aqui.”
Na sequência, o parlamentar afirmou que “nessa casa tem alguns vereadores, que, se juntar, dá um caminhão de m…”. No final, Gaguinho ainda mandou Maicon ficar quieto e o chamou de “vagabundo”.
O que disseram os envolvdos:
Por meio de nota, o vereador Maicon Queiroz disse que foi gratuitamente ofendido com palavras de baixo calão, em uma trágica tentativa de defesa aos erros do executivo municipal, já que não é a primeira vez na qual episódios assim acontecem. O parlamentar ainda afirmou que está tomando as medidas legais cabíveis, pois o episódio quebrou princípios básicos do regimento da Casa Legislativa.
Já Ângelo Gaguinho informou que suas palavras foram de crítica às atuações de outros parlamentares de oposição durante o exercício legítimo de sua atividade. Ele ainda afirma que não há qualquer troca de favores com o governo municipal, solicitando suas demandas e exercendo sua atividade fiscalizatória de maneira diferente de outros parlamentares.
A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, citada na figura do Prefeito Johnny Maycon, disse que o Legislativo é um poder independente, e por isso não comentará o caso.
Por Juan Victor
Imagens: TV Câmara
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.