CidadeGeralÚLTIMAS

Cães escapam com vida de incêndio em Nova Friburgo

Animais da American Bully estavam em canil e eram comercializados; cinco foram levados para atendimento em clínica veterinária e outros estão em casa de vizinho

Um detalhe chamou a atenção e preocupou quem presenciou o trabalho do Corpo de Bombeiros, na última segunda-feira, 29, durante a contenção das chamas de um incêndio de grandes proporções em Olaria, Nova Friburgo.
O fogo atingiu a residência e também um canil, que abrigava 14 cães da raça American Bully e que eram comercializados pelo proprietário do imóvel.
Uma equipe da Subsecretaria de Bem Estar Animal (Ssubea) esteve no local para verificar a situação dos animais e resgatá-los.

Imagem: Prefeitura de Nova Friburgo


Cinco deles precisaram de atendimento veterinário e foram levados a uma clínica veterinária.
O tutor foi responsabilizado pela situação dos cães e terá que arcar com os custos do tratamento deles.
O restante dos animais foi levado para a casa de um vizinho do tutor, que, segundo a Ssubea, possui um espaço condizente para garantir o bem-estar deles.
Eles ficarão lá até que questões relacionadas aos cuidados prestados pelo proprietário dele sejam apuradas pela secretaria.


Tutor é alvo de denúncias


Antes do incêndio, a Ssubea já havia recebido denúncias de supostos maus tratos a esses animais.
Elisângela Rodrigues, subsecretária da pasta, disse que na quinta-feira passada, 25, esteve no local, com apoio de policiais militares do Proeis e que teria notificado o proprietário do imóvel.
Na ocasião, ele foi intimado a comparecer na Ssubea, em até dois dias úteis, para prestar alguns esclarecimentos, como: alimentação e saúde dos animais; higienização do local; além do abrigo e questões relacionadas ao espaço físico.


No entanto, o tutor dos animais ainda não compareceu à Ssubea.


“Em diligência, após o incêndio, nós notamos que na verdade não se tratava de maus tratos. Os animais estavam bem nutridos e saudáveis, porém a ausência de licenças e alvarás transforma o denunciado [caso sejam apresentados os documentos] em [proprietário de] um canil clandestino”, disse Elisângela.
A subsecretária acrescentou ainda que o prazo dele encerrou na última segunda, dia 29.
“Caso ele tenha um canil clandestino, ele poderá perder a guarda e ser impedido de continuar comercializando os animais”, finalizou.


Relembre o incêndio


Na última segunda-feira, dia 29, um incêndio, começou por volta das 11h, atingiu uma residência que funciona como depósito de fantasias na rua São Roque, em Olaria.


De acordo com informações de vizinhos, o dono da casa teria ateado fogo em uma casa de marimbondo e as chamas acabaram incendiando o imóvel.


No local foram encontradas diversas alegorias e fantasias de carnaval.


Duas vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Raul Sertã.


Um rapaz de 26 anos, que apresentou ferimentos leves, e uma mulher de 48 anos, que teve ferimentos moderados.

Imagem: Prefeitura de Nova Friburgo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *