CidadeDESTAQUE

Casarão da Vila Amélia é desapropriado para ser transformado em museu

Imóvel pertencia à Afape e, no passado, já abrigou a 151ª Delegacia de Polícia; saiba mais

O casarão histórico do bairro Vila Amélia, em Nova Friburgo, que por muitos anos abrigou a 151ª Delegacia de Polícia, vai ser transformado num museu. A informação foi dada com exclusividade à Zoom pelo prefeito Johnny Maycon, em entrevista ao programa Cidade Real, na última segunda-feira, 15.

Já nesta quarta, o Diário Oficial do município trouxe a publicação do decreto que desapropria o imóvel. O prédio pertencia à Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape).

O valor pago pelo município foi de R$ 1.188.000,00. O recurso é da Fundação Dom João XVI.

O casarão tem quase 2.700 m² e está localizado na rua Vereador Geraldo Pinheiro. O prédio já havia sido declarado como de utilidade pública para fins de desapropriação, em março deste ano.

“A gente vai ter sim o nosso primeiro museu aqui em Nova Friburgo. (Vamos desapropriar) a antiga delegacia, aquele prédio que é muito bonito, na Vila Amélia”, disse o prefeito ao programa Cidade Real.

O projeto da prefeitura é preservar parte importante da arquitetura e da história do centenário Casarão, que é tombado como patrimônio histórico municipal.

“A gente vai botar um pouquinho da nossa história e de tudo aquilo que nós somos e representamos. E que nós temos imenso orgulho de dizer no nosso dia a dia. Vamos transparecer o brilho da luz da nossa cidade através do nosso museu”, revelou.

A redação da Zoom entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura pedindo mais detalhes sobre o novo museu.

Em nota, o Executivo municipal disse que o processo está em fase final de tramitação e, em breve, “as informações serão divulgadas nos canais oficiais do Município”. 

Foto: William Maia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *