Companhia Arteira realiza oficinas gratuitas durante o mês de abril

Como parte da retomada do setor artístico em Nova Friburgo, a Companhia Arteira realizará durante o mês de abril uma programação especial, com oficinas gratuitas para a população e espetáculos teatrais. As atividades acontecem na Usina Cultural Energisa, localizada na Praça Getúlio Vargas, 55, no Centro.

Para participar é necessário preencher um formulário online através do link https://forms.gle/1qAsnPsCDe7a1ri59, confira a programação: 

Sexta-feira, 01 de abril – 14h às 17h:

“Oficina Iniciação ao teatro – Descobrindo o teatro”

A oficina  propõe a experimentação da linguagem teatral, proporcionando o desenvolvimento da expressão do corpo e da voz, respiração, concentração, memória e imaginação. Com jogos e brincadeiras teatrais, os participantes conhecerão a multiplicidade de possibilidades lúdicas e criativas.

Classificação – 16 anos.

Sábado, 02 de abril – 14h às 17h:

“Oficina de Palhaço” com Patrick Nogueira

A oficina propõe uma experiência na arte da palhaçaria, através de processos criativos, da vivência com jogos teatrais e experimentação com cenas clássicas de circo. Os alunos conhecerão os procedimentos básicos e essenciais para o desenvolvimento ou aprofundamento de seu palhaço e criação de suas cenas.

Classificação – 16 anos.

Sexta-feira, 08 de abril – 20 horas:

“Jogando em todas” – espetáculo de Teatro de Improviso

Atores da Companhia Arteira improvisam, criando cenas a partir de sugestões da plateia. Nesse jogo teatral, os improvisadores (atores, dramaturgos, diretores e os inventores das cenas criadas ao vivo, a partir da interação com a plateia, serão divididos em duas equipes, sendo que a proposta é ninguém perder, mas também não ganhar. Todos ganham, mas arte, alegria, criatividade e diversão.

Classificação: 12 anos – Retirada de ingressos a partir das 18 horas.

Os jogos são sorteados na hora, assim como ‘o time’ com a participação da plateia. Cada cena é única, singular, e acontecerá uma única vez. O caráter dinâmico, ágil e interativo do espetáculo, com cenas curtas variadas e imprevisíveis, torna o espetáculo atrativo para adolescentes e jovens.

Ficha Técnica: Gabriela Ribas (Direção), Silvia Araujo (figurinos), Diogo Rebel (músico convidado); Cássio Campos, Denise Peixoto, Gabriela Carvalho, Gabriela Ribas, Gero Band, Nathália Newlands e Silvia Araujo (atores improvisadores).

Sábado, 09 de abril- 14h às 16h:

“Oficina de Teatro de Improviso”

‘Impro’, como também é chamado, é um sistema teatral criado pelo dramaturgo e diretor inglês Keith Johnstone. É uma forma de apresentação teatral em que, através de jogos e exercícios, é elaborado um espetáculo totalmente improvisado. Favorece o desenvolvimento das capacidades de comunicação e expressão, adaptação, resolução de problemas e habilidades sociais; promove diversão, bem estar e saúde.

Classificação – 16 anos.

Sábado, 30 de abril – 9h às 12h:

“Oficina de Teatro do Oprimido”

O Teatro do Oprimido é um conjunto de técnicas criadas  pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal. De acordo com o próprio Boal, pretende-se transformar o espectador em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que esse passe a protagonizar e transformar a mesma. O Teatro do Oprimido é mundialmente conhecido e se tornou referência em todas as escolas de artes dramáticas.

Classificação – 16 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.