Complexo Educacional Paulo Ronái é inaugurado em Nova Friburgo

Foi inaugurado no último sábado, 23, o Complexo Educacional Paulo Rónai na Rua José Tessarollo dos Santos, 70, no Paissandu. O lugar agora abriga o novo logradouro da Biblioteca da SME (Secretaria Municipal de Educação), o Clube de Xadrez Municipal e também será um Centro de Atendimento Educacional especializado e o Centro de Capacitação para profissionais da rede municipal, além da Escola Municipal Santa Paula Franssinetti, que fica anexo ao Complexo.

O evento contou com presenças como, o embaixador da Hungria, Zoltán Szentgyörgyi, o prefeito Johnny Maycon, o vice-prefeito, Serginho, o secretário da Casa Civil, Joffre Evandro, a vereadora Vanderléia Abrace Essa Ideia, a presidente da associação Húngara de Nova Friburgo, Eva Bitó, e a viúva de Paulo Ronái, Nora Tausz Ronái.

Em cumprimento a Lei 4.751/2020 o prédio público passou a se chamar Complexo Educacional Paulo Ronái. Em parceria com o governo Húngaro, o município pode fechar acordos de intercâmbio educacional, administrativo (também no âmbito educacional), artístico e sociocultural, além de estabelecer relações diretas ou por intermédio da Secretaria Municipal de Educação com representações Húngaras. Também com o intuito de promover melhorias materiais, fiscais e educacionais, assim como realçar a história, a cultura e o legado de Paulo Ronái, tanto na literatura brasileira quanto na húngara.

Paulo Rónai

Paulo Rónai nasceu em Budapeste, em 13 de abril de 1907, posteriormente se naturalizou brasileiro. Foi um grande tradutor revisor e crítico, tendo ainda ensinado, húngaro, francês e latim. Paulo mudou para Nova Friburgo em 1977, onde residiu até seu falecimento, em 1992. Manteve contatos importantes e amizades, incluindo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, com quem colaborou em diversos trabalhos, bem como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa.

Imagem: Prefeitura de Nova Friburgo PMNF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.