Conta de energia terá bandeira verde em Fevereiro

Fevereiro chega com bandeira tarifária verde nas contas de energia elétrica. A mudança é devido a previsão de chuvas nas regiões de reservatórios das hidrelétricas que fazem parte do Sistema Interligado Nacional (SIN), e não promove alteração no custo da conta para os consumidores.

Com expectativa de recuperação intensa neste mês, o aumento da produção das hidrelétricas gera a diminuição do acionamento do parque termelétrico, contribuindo para a redução do custo da energia a curto prazo (PLD) e também os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). A cor da bandeira à ser acionada é determinada por estas duas variáveis.

O sistema de bandeiras, criado pela ANEEL, é dividido entre verde, amarela e a vermelha, que possui patamares 1 e 2. A intenção é mostrar o real custo da energia gerada, e se ela custará mais ou menos, devido as condições em que está a geração.

Bandeiras tarifárias.
Fonte: ANEEL

É importante reforçar que mesmo com a melhora na produção hidrelétrica e com a bandeira verde, o uso consciente da energia deve ser mantida todos os dias, evitando o desperdício e contribuindo para o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *