Corpus Christi: tradicional confecção de tapetes de sal retorna após dois anos de pandemia

Após dois anos sem realizar tamanha demonstração de fé em público, a festividade de Corpus Christi, instituída em 11 de agosto de 1264 pelo Papa Urbano IV, volta a ser celebrada nos antigos moldes, com a confecção de 70 tapetes de sal, pelas ruas centrais de Nova Friburgo, seguindo o percurso entre a Paróquia São Bento Abade, no bairro Ypú, e a Catedral de São João Batista, no Centro.

A confecção começa às 4h30 pelos membros da igreja católica, sendo eles paroquianos, instituições e afins. O encerramento será às 15h, com a Missa Campal celebrada por Dom Luiz Antônio Ricci, em frente a Paróquia São Bento Abade. Em seguida, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento, procissão e três bênçãos: a primeira no altar, outra em frente à Prefeitura Municipal e a última em frente à Catedral São João Batista.

O tema deste ano de 2022 é ‘Pão em todas as mesas’, que fala sobre a necessidade do pão espiritual e físico (o alimento) chegar a todas as mesas. Com uma proposta de caridade, fica o convite para os fiéis realizarem doações de alimentos não-perecíveis, cobertores e agasalhos destinados às pessoas em situação de vulnerabilidade social. As doações devem ser colocadas nas caixas na Avenida Alberto Braune, no Centro, para que possam ser depositadas as doações.

Trânsito

Devido a festividade, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) informou que o trânsito estará interrompido das 5h às 20h na Praça Dermeval Barbosa Moreira, Rua Mac Niven, Rua Moisés Amélio e em toda extensão da Av. Alberto Braune. Sendo necessário então, procurar pelas vias do entorno para conseguir passar.

Foto: reprodução Diocese de Nova Friburgo/redes sociais.

QUER RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS EM TEMPO REAL EM PRIMEIRA MÃO? Participe do GRUPO DE NOTÍCIAS DA TV ZOOM NO WHATSAPP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.