Com novas doses, Nova Friburgo retoma vacinação de gestantes

A Prefeitura de Nova Friburgo usou seu portal oficial para anunciar que irá retomar a vacinação de grávidas na próxima quinta-feira, 20, depois de ter interrompido devido a riscos. Além disso, mais 5.920 doses chegaram ao longo dessa semana. O governo ainda postou um esclarecimento quanto a segunda dose da vacina.

O governo do estado enviou 170 doses da Coronavac com um ofício regular orientando ao município para aplicação da primeira dose para as grávidas. Este grupo estava sendo vacinado com a vacina Oxford/AstraZeneca mas, após recomendação da Anvisa, a aplicação foi suspensa no último dia 11 de maio. Apesar do baixo número de doses, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde disse que acredita ser suficiente para a imunização, que será feita exclusivamente para as grávidas com comorbidade comprovada. Amanhã, essas mulheres já podem se vacinar no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, das 9h às 13h. 

O Executivo, em nota oficial, trouxe alguns esclarecimentos quanto à segunda aplicação da vacina contra a Covid, no qual a população deve se atentar a cada imunizante. Ainda foi alertado para que todos voltem para tomar a segunda dose, porque, lembrando, apenas uma aplicação não garante a imunização completa. E por falar em segunda dose, chegaram, nesta quarta-feira, 19, mais 2890 doses da vacina, sendo 1890 da Oxford/AstraZeneca e 1000 da Coronavac. Além disso, no último fim de semana, Friburgo recebeu mais 3.030 doses, sendo 2.520 da Oxford e 510 da Coronavac.

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *