Covid-19: nova variante é identificada em mulher que visitou a família em Nova Friburgo

Desde a última semana, rumores que rondavam Nova Friburgo apontavam que a cidade estaria com uma paciente infectada pela cepa britânica da Covid-19. Após contato com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Prefeitura de Nova Friburgo, a TV Zoom obteve informações sobre a mulher, que já está recuperada, e a família, que está em isolamento.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, a mulher não é residente de Nova Friburgo, e, sim da capital, mas esteve na cidade serrana dias antes de manifestar os sintomas da Covid, para uma reunião familiar. Com isso, ao retornar ao Rio de Janeiro, foi feito o exame que comprovou que ela estava infectada pela variante britânica do coronavírus.

A equipe de saúde do estado, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS), sabendo deste fato, veio até Friburgo para realizar uma investigação epidemiológica de possíveis casos da nova variante na família da paciente, que está em isolamento, mas passando bem.

Em uma análise a parte sobre o caso, a SES informou que a contaminação aconteceu dentro do próprio estado. Desta forma, a avaliação confirmou que as novas cepas já estão circulando em pelo menos um município do estado, o Rio de Janeiro, e provavelmente, Nova Friburgo e Nova Iguaçu. No entanto, o governo friburguense informou que não há índices válidos de que a cepa do Reino Unido esteja circulando na cidade.  

A Secretaria Municipal de Saúde disse que segue em contato direto com a Vigilância Sanitária estadual para atualizações sobre as investigações. 

Por Luiz Marcelo Iezzi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *