O estado do Rio de Janeiro registrou o primeiro caso de dengue tipo 3 neste ano, segundo o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (LACEN-RJ). A paciente é uma mulher de 60 anos, residente na capital fluminense. Esse sorotipo da doença, que não circulava de forma predominante no estado desde 2007, já havia sido identificado em casos isolados no ano passado nos municípios de Paraty e Maricá.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a reintrodução do sorotipo 3 da dengue pode trazer riscos adicionais à população, especialmente porque muitas pessoas nunca tiveram contato prévio com esse vírus, tornando-as mais vulneráveis.
Diante desse cenário, o governo estadual intensificou a campanha “Contra a Dengue Todo Dia”, com foco nos 92 municípios do Rio de Janeiro. As ações incluem a eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em locais com água parada, como garrafas, latas, pratos de plantas e caixas d’água destampadas.
O objetivo da campanha é engajar a população para atuar ativamente na prevenção, uma vez que medidas simples no ambiente doméstico podem impedir a proliferação do mosquito.