DESTAQUEGeral

Dia 25 de Maio: Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural

A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída no Decreto de Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964. A data escolhida faz alusão à morte do Deputado Federal Fernando Ferrari, que foi um importante aliado na luta pelos direitos dos trabalhadores do campo e por questões sociais.

O gaúcho, com formação em economia, contribuiu na redação do Estatuto do Trabalhador Rural e ajudou a elaborar um projeto de reforma agrária sancionado pelo então presidente João Goulart. Em sua homenagem, o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, instituído durante os anos 1970, ficou conhecido como Lei Fernando Ferrari. O reconhecimento da contribuição dos trabalhadores rurais foi motivo de muita luta, os seus direitos trabalhistas e previdenciários só foram equiparados aos dos trabalhadores urbanos em 1988, com a Constituição da República.

A data homenageia todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, como lavradores, agricultores, cuidadores de animais, e toda a gente que lida no campo. Segundo dados compilados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq/USP), há no Brasil mais de 18 milhões de cidadãos que tiram sustento da terra.

Em Nova Friburgo mais de 12% da população reside nas 1350 propriedades rurais do município, onde produzem olerícolas, principalmente nos distritos de Campo do Coelho e São Pedro da Serra. Entre as dezenas de hortaliças cultivadas, destacam-se couve-flor, tomate, salsa, repolho, brócolis, inhame (taro), pimentão e alface como as mais importantes em relação às áreas de cultivo no município.

Junto com Teresópolis e Sumidouro, a cidade compõe o chamado “Cinturão verde” do estado do Rio, que produz 70% dos legumes e hortaliças que chegam a mesa da população fluminense. Em 2020, a produção chagou a 169 milhões de toneladas.

Há também importante produção de flores nos distritos de Mury e São Pedro da Serra, e de frutas, principalmente caqui, no distrito de Riograndina, e banana nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, além de outras produções de porte variado.

Aos trabalhadores rurais que colocam nas nossas mesas, fruto de muito suor e de dedicação, que todos os dias faça chuva ou faça sol, levantam antes do galo cantar para garantir o seu sustento, o nosso agradecimento! Feliz Dia do Trabalhador Rural!

Por Camila Porto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *