DESTAQUEGeralPolítica

Eleições 2024: urnas já estão nos locais de guarda e serão distribuídas no domingo, 6, em Nova Friburgo

  • outubro 1, 2024
  • 0

Veja mais detalhes sobre a distribuição para as eleições neste fim de semana

Eleições 2024: urnas já estão nos locais de guarda e serão distribuídas no domingo, 6, em Nova Friburgo
Publicidade

Em preparação para as eleições municipais de 2024, as 323 urnas da zona eleitoral 222 e as 231 urnas da zona 26 já estão nos seus respectivos locais de guarda. As urnas da zona 222 estão armazenadas no antigo fórum, enquanto as da zona 26 estão no Ginásio Celso Peçanha, em Olaria. No total, 293 seções eleitorais serão atendidas pela zona 222, e 207 pela zona 26.

Essas urnas serão distribuídas para os locais de votação no domingo, antes das 7 horas da manhã, garantindo que estejam prontas para a abertura das seções eleitorais. Todo o processo de armazenamento e distribuição é monitorado e protegido pelo 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM).

Além disso, há urnas de contingência para possíveis necessidades: 30 para a zona 222 e 23 para a zona 26, somando um total de 53 urnas extras prontas para substituir qualquer equipamento que apresente problemas técnicos durante o pleito.

Com o apoio da segurança e o planejamento logístico, Nova Friburgo está preparada para garantir o bom andamento das eleições no próximo domingo.

Publicidade

O que levar 

No dia da eleição, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título.

O documento deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.

Na seção, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto, entre eles e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A Justiça Eleitoral explica que os documentos serão aceitos mesmo com a data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.

Eleitores

O Brasil tem 155,9 milhões de pessoas aptas a votar no pleito deste ano, em 5.569 municípios. Somente no Distrito Federal não haverá eleições. O voto é obrigatório para maiores de 18 anos, até 69 anos. É facultativo a pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e quem tem entre 16 e 18 anos.

Se o eleitor tem domicílio eleitoral no exterior, não votará nas eleições municipais para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador pois, nesse caso, não existe voto em trânsito. Não é necessário justificar a ausência na votação., que é exigida apenas nas eleições para presidente da República.

 

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *