As informações são da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a SES-RJ, a cidade tem quatro casos comprovados da doença em 2024; outros três estão em investigação.
No dia 15 de julho deste ano, a pequena Aurora, de 1 ano e 10 meses, morreu no Hospital Municipal Raul Sertã por meningite meningocócica. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou, através de nota, que esse era o único caso da doença na cidade. A mãe, inclusive, acusa o médico que atendeu a bebê de negligência. A Secretaria de Saúde informou também, por meio de nota, que o profissional foi afastado.
Segundo a nota:
”No dia 16 de julho, a Prefeitura divulgou a existência de um caso suspeito de meningite meningocócica e orientações sobre prevenção. Na ocasião, o caso foi tratado como suspeito, pois a investigação oficial, que compete ao Laboratório Central de Análises Clínicas (Lacen), está em revisão. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que todas as medidas estabelecidas em protocolos do Ministério da Saúde para prevenção foram adotadas imediatamente, com a profilaxia em quem manteve contato direto com a criança (familiares e escola), que foi conduzida por uma médica pediatra atendendo e prescrevendo conforme o Guia de Vigilância em Saúde e orientação do Setor de Meningites da Secretaria Estadual de Saúde. O profissional médico que fez o primeiro atendimento à criança no Hospital Raul Sertã foi afastado na semana passada. Este é o primeiro e único caso de meningite meningocócica investigado e registrado na cidade”.
Nesta sexta-feira, 8 de agosto, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informou à nossa equipe, através de nota, que, em 5 de agosto, ocorreu outro óbito por meningite, dessa vez por meningite pneumocócica. O caso foi confirmado por três exames laboratoriais. A paciente tinha 65 anos de idade.
A nota afirma ainda que, em 2024, até o momento, já foram notificados 14 casos suspeitos de meningite na cidade, sendo que 7 foram descartados.
Os 7 casos que estão sob investigação se dividem da seguinte forma:
4 já foram confirmados:
- 1 de meningococcemia, que foi o da pequena Aurora, que veio a óbito no dia 15 de julho.
- Os outros 3 casos são de meningite pneumocócica, sendo que um desses levou a senhora de 65 anos a óbito.
- Outros 3 casos ainda estão sob investigação.
QUER SABER MAIS NOTÍCIAS DE NOVA FRIBURGO? CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP
Segundo a nota da SES-RJ:
”A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) informa que, em 5 de agosto, ocorreu um óbito por meningite pneumocócica no município de Nova Friburgo. O caso foi confirmado por três exames laboratoriais. A paciente tinha 65 anos de idade.
Em 2024, até o momento, foram notificados 14 casos suspeitos de meningite no município, sendo sete descartados. Quatro casos foram confirmados: um de meningococcemia (óbito) e três de meningite pneumocócica (sendo um óbito). Outros três casos ainda estão sob investigação”.
A nossa equipe solicitou uma posição a Secretaria Municipal de Saúde mas até o momento nãon tivemos retorno.
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.