Falta de iluminação pública assola bairros de Nova Friburgo

Um problema recorrente pelos bairros de Nova Friburgo é a falta de iluminação pública. Na última semana, nossa equipe recebeu três queixas relacionadas à situação.

Dois pontos que estão às escuras na cidade são áreas com fluxo intenso de pedestres, devido à proximidade com polos universitários. Um dos locais é a Rua Dr. Barcelos, no bairro Braunes, onde as luzes dos postes encontram-se apagadas.

Todavia, esta não é a primeira vez que transeuntes reclamam da iluminação precária no local. Em março deste ano, estudantes de uma universidade nas Braunes relataram a mesma situação.

A subida que dá acesso ao polo do Cederj, localizada no parque de eventos da Via Expressa, em Olaria, também tem sido alvo de reclamações por motoristas e pedestres que necessitam utilizar as vias para ter acesso à instituição.

Outro ponto da cidade, em um trecho da RJ-116, na altura do km 74 em Mury, também tem sido cenário para a escuridão. A rodovia recebe um grande número de carros durante todo o dia, fator que, junto a ausência de luz, pode causar situações de perigo.

Em nota, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informou que, “em relação à RJ – 116, é necessário o apoio da concessionária que administra a rodovia (no caso, a ROTA 116) para realização do trabalho, que, na via, precisa ser feito à noite.” . A prefeitura afirma já ter feito contato com a ROTA e que, em breve a iluminação deve ser reparada no local.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, as demais localidades apresentadas já fazem parte do cronograma de manutenção, porém o quadro reduzido de funcionários prejudica o andamento efetivo da prestação do serviço.

A licitação para a escolha de uma concessionária que se responsabilize pela manutenção da iluminação pública na cidade segue suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE – RJ).

Vídeo: Zoom TV Jornal

Alice Wandrofski

Alice faz parte da equipe de jornalismo da TV Zoom. Escreve sobre os mais variados temas para o site tvzoom.com.br.

Deixe uma resposta