Farmácias disponibilizarão testes rápidos de Covid-19

Uma medida foi autorizada na última terça-feira, 28, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para ampliar o sistema de testagem rápida para detectação do Covid-19, tendo como objetivo reduzir a demanda e o fluxo de pessoas em estabelecimentos públicos de saúde durante a atual situação de quarentena e isolamento social.

A medida determina que as farmácias de todo o Brasil poderão realizar testes rápidos, desde que sejam executados por farmacêuticos qualificados e que serão feitos somente durante este período de calamidade em circunstância do Novo Coronavírus. O exame é indicado a partir de sete dias após o início dos sintomas de infecção e o prazo de resultado pretende ser rápido, variando de 10 a 30 minutos.

A ANVISA destaca que estes testes servem para ajudar no diagnóstico da doença, porém, não tem finalidade nem eficiência confirmatória e que qualquer resultado precisa ser avaliado por um médico especializado, que realizará outros exames e considerará informações clínicas.

Não serão todas as farmácias e drogarias que disponibilizarão a testagem, já que não é obrigatório. Entretanto, os estabelecimentos que adotarem a medida, terão de adotar, também, todas as diretrizes e orientações regularizadas pela ANVISA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *