A Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro de Nova Friburgo, será palco de obras de arte compostas por muitas luzes e criatividade durante duas semanas do mês de setembro. A primeira edição do “Friburgo Lumi Festival” se inspira nos maiores festivais de luz do mundo, como os de Genebra, na Suíça; Londres, na Inglaterra; e Lyon, na França, e acontecerá de forma gratuita.
Entre os dias 05 e 20 de setembro, os friburguenses que passarem pela praça central vão ver obras confeccionadas utilizando 200 metros de LED, 44 lâmpadas e uma cortina em LED, promovendo também a economia de energia através desses tipos de iluminação. São 18 pessoas envolvidas na realização do festival, que terá instalações e intervenções luminosas com bonecos de luz, além de um letreiro iluminado.
Artistas do Festival
Entre as obras, estão a da artista plástica e professora friburguense, Denise Berbert; da arquiteta, professora e artista friburguense, Nubia Gremion; do professor e artista Guto Nóbrega em parceria com a artista visual Patrícia Freire, com o apoio do aramista Rafael Turatti. O evento está sendo organizado pelo produtor friburguense, Gustavo Portella.
Lumi Festival e Pandemia
Segundo a organização do festival, o evento é seguro, porque as obras ficarão expostas a céu aberto e não há interatividade durante a visitação. Outro fator de segurança é que as artes vão ficar afastadas. Porém, os friburguenses que preferirem conhecer da ação em casa, todas as obras também estarão disponíveis nas redes sociais do evento.
Após o fim do “Friburgo Lumi Festival”, as obras de arte serão encaminhadas para exposição no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). A ação foi um investimento feito pela Lei Aldir Blanc.
Por Luiz Marcelo Iezzi
A redação de jornalismo da TV Zoom, em Nova Friburgo, é dedicada à produção de notícias locais com ética e agilidade, cobrindo temas variados e utilizando mídias digitais para rápida disseminação de informações.